Olá Educadores! Quero compartilhar meu resumo de um livro super ótimo para nossa área. Ele nos orienta passos importantes de como os professores devem atuar em sala de aula, com ética, moral e competência. Recomendo a leitura! Espero que gostem! 💕💕

Resumo do livro: ÉTICA, MORAL E COMPETÊNCIAS DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO 
Autor: Clóvis Roberto dos Santos




Não há progresso sem mudança. E quem não consegue
Mudar a si mesmo, acaba não mudando coisa alguma.
Bernard Shaw


            Dentre todas as frases importantes que constava no  livro esta foi a que mais me chamou atenção, me identifiquei bastante com ela, minha vida acadêmica e pessoal e me fez refletir sobre a rotina que levo, as ações, o jeito de resolver as coisas e conclui que as mudanças são ótimas em nossas vidas, uma pequena mudança de hábito que seja, que vai nos tornar pessoas melhores, mudanças que fazem nossos dias serem mais prazerosos; Esta frase cabe para aqueles profissionais que vai empurrando com a barriga o dia a dia com as crianças, que qualquer coisa feita com elas já esta de bom tamanho. Nada disso, podemos fazer mudanças em nossas vidas mas principalmente podemos fazer uma mudança na vida dessas crianças, se fizermos que o dia dela se torne agradável, que ela possa receber cuidado e educação todos com dias com amor e paciência e que sem percebermos estamos transformando essas crianças em pessoas boas, honestas e que uma simples mudança em nossa didática o mundo poderá ser melhor porque fomos importante na vida daquelas crianças.




RESUMO
Se fizermos só as coisas que nos é obrigatório em nossas vidas, não fazendo a mudança necessária, as vezes deixamos de ganhar muito conhecimento nos limitando de tanta coisa,  e foi assim que aconteceu quando a professora Lucia nos disse que seria nossa leitura do semestre e que tínhamos que fazer uma síntese e pensamos: Bom agora vamos ter que ler o livro porque “vale nota” e precisamos entregar e esquecemos que  na nossa área a leitura, pesquisa mesmo que não tendo que entregar nada ao professor é fundamental, resumindo, foi uma leitura maravilhosa posso dizer, o que aprendi com esta leitura vou levar em todas minhas ações como profissional. Sendo o professor um formador de opiniões, ele deve trabalhar lado a lado com a ética e a moral, e este livro nos mostra claramente como fazer isso, mostrando assim as competências que possui e que o livro cita diversas definições de como deve ser um professor competente.


INTRODUÇÃO
    O autor Clóvis Roberto em seu capítulo inicial procura uma definição concreta de ética e moral, mas a busca por esta resposta não é nada fácil pois elas são definidas por vários autores, escritores e filósofos que tem suas crenças, culturas e cada um tem sua definição de ética e moral, mas mesmo com tantas buscas pode-se ver que ética e moral tem os mesmos aspectos, o comportamento humano, os valores, bem e mal, certo e errado. O certo é que Moral e ética sempre caminham juntas.

    Uma das preocupações do autor foi de que em todos os setores da educação desde os professores, gestores, administrativos, técnico-pedagógico e alunos a ética e a moral estivessem presentes; No cap. 2 temos estabelecidos pela lei qual a formação certa para uma Diretor, supervisor, dirigente regional de ensino. Professor de Ed. Básica I e Ed. Básica II, suas semelhanças é que todos tenham um curso superior em licenciatura, pós graduação, utilizando estas competências para exercer sua função melhor.
   Uma das partes que eu mais gostei do livro foi no cap. 3 quando o autor menciona frases de preconceito pedagógicos que não é jamais apropriado dizer, algumas delas são:
  • Se não ficar quieto mando você pra fora da sala;
  • Veja o exemplo de fulana, ela sim é uma boa aluna;
  • Esta classe é um problema;
  • Quanto mais difícil for a prova mas os alunos dão valor aos estudos;

Ao ler as frases eu me lembrei muito do temo de escola, eu lembro que por incrível que parece ouvia estas frases, e ainda escuto e vejo professores que fazem isto, com isso percebi que as vezes os professores que mais dizem essas coisas são os tranquilos que estão concursados e não se preocupa com os alunos, professores que já estão se aposentando e não se atualizam, ja esta cansado e que não tem moral nem ética, isto serve de alerta a todos nós, que isso para de acontecer de uma vez por todas.
Professor bom é professor que tem competências não olha para o tamanho do problema mas tenta resolve-lo, e para desempenhar um bom papel o profissional da educação deve ter conhecimentos sobre:
  1. Cultura geral e profissional;
  2. Conhecimento sobre crianças, jovens e adultos;
  3. Sobre a dimensão cultural, social  e econômica da educação;
  4. Conhecimento pedagógico.
Na área pedagógica o professor competente tem que:
§  Sabe fazer um planejamento pedagógico;
§  Usa variedades de estrategias pedagógicas;
§  Combina as atividades com o estilo de vida dos alunos;
§  Sabe motivar os alunos;
§  Habilidades de fazer demostrações criativas de conceitos a serem aprendidos;

       No livro o autor menciona  Bernardo Toto, autor colombiano que diz sobre sete competências necessárias para serem desenvolvidas nas crianças,  são elas:
A.    Dominar a leitura e escrita – Nós profissionais da educação, isso é importantíssimo saber, como vamos ensinar as crianças e ler e escrever se nós não soubermos?
B.     Ter a capacidade de fazer cálculos e resolver problemas – A matemática esta em todos os lugares, nossa atuação vai até os anos inicias onde as crianças vão receber a base de como contar, somar, dividir....
C.     Ter a capacidade de analisar, interpretar dados, fatos, situações – Na Ed. Infantil tudo é imprevisível, dentro da sala temos que ter o poder de analisar cada criança, interpretar as ações de cada uma, ter domínio da situação quando fica fora de controle.
D.    Capacidade de compreender e atuar seu entorno social;
E.     Receber criticamente informações dos meios de comunicação;
F.      Capacidade de localizar, acessar e usar melhor a informação acumulada – todas as coisas que aprendemos desde a nossa formação, nossas leituras, pesquisas, as atividades que vemos, toda nossa informação  deve ser distribuída de forma correta para as crianças, que ela possa trazer algum benefício para sua aprendizagem;
G.    Ter a capacidade de planejar, trabalhar e decidir em grupo – Essa é a característica base de todo educador, planejar suas aulas de acordo com a realidade dos alunos, saber trabalhar com os colegas, fazer discussões, dar sugestões para um melhor desempenho de trabalho em grupo.

Pode-se dizer que um bom professor não é aquele bonzinho, que deixa os alunos fazerem o que querem, mas sim aquele que leva a sala de aula, aulas que motivam, que despertam nas crianças a curiosidade de aprender sempre mais, não precisando ficar gritando na sala sem controle para que eles fiquem quietos. Professor competente faz um planejamento de aula, participa do projeto pedagógico, trabalha em união com seus colegas de trabalhos e acima de tudo isso sempre tem a ética e moral como companheira de trabalho, para que tudo que for fazer com seus alunos possa gerar um aprendizado que fique para toda a vida.



Professora Jaqueline Pinheiro.