Com tantas teorias sobre prática pedagógica, tanto
conhecimento para se discutir, vamos conversar sobre o efeito que ela apresenta
no âmbito educacional, sua importância no ensino, a visão que a prática pedagógica
tem ao longo dos anos, sua relação entre teorias, parâmetros, como
saber-praticar as ações pedagógicas dentro do ambiente escolar, qual tipo de
formação um professor realmente precisa, para que os objetivos sejam
alcançados. Durante a leitura podemos perceber uma amostra de um caminho
perfeito de como se pode ensinar. Entende-se que ela, a prática pedagógica, é
um campo vasto de argumentos e de definições de diversos autores. Mas é dentro
da escola que ela realmente acontece.
Existem diversos
fatores relacionados à prática pedagógica, vamos começar com o planejamento,
ele é bastante complexo, pois apresenta situações da sala de aula que trás
questões afetiva, emocional, cognitiva. Para a aula começar ele já precisa
estar pronto e tudo isso precisa estar incluso. Porém, mesmo uma aula super
planejada nos mínimos detalhes, um professor muito capacitado e com muitas
experiências, muita coisa pode acontecer fora do esperado, olhares, tons de voz
que podem interferir na dinâmica prevista. Isso não é considerado uma coisa
ruim, pois como diz na teoria, a construção do conhecimento só pode acontecer a
partir da interação do sujeito com o mundo a sua volta.
Com isso,
podemos relacionar a teoria com a prática, para Varquez (1977) elas precisam
caminhar juntas e ter consciência quando alguma delas precisa ser modificada,
elas não podem se apresentar como produtos acabados, se a teoria não está dando
certo na prática é preciso rever se a prática também não deve ser conferida.
Existem diversas
maneiras de se ensinar, como fazer na prática e durante a leitura podemos
observar as opções apresentadas.
Vamos encontrar onde fala sobre a interdisciplinaridade e as maneiras de como
se trabalhar com projetos; De acordo com a leitura, ter interdisciplinaridade
na prática pedagógica é você ligar uma disciplina na outra, ensinar como uma
sequência, planejar suas atividades para que elas se envolvam. Um conteúdo de
historia que é possível trabalhar com a matemática e português também.
A
pedagogia de projetos é uma das formas que várias escolas escolhem, pelo menos
dois projetos por ano uma escola comum tenta fazer. É escolhido um tema, uma
determinada turma e um único objetivo. Todo professor que já desenvolveu um
projeto com seus alunos, conhece todo o processo de preparação, todos aprender
de forma conjunta, trabalham em grupos; um projeto de jogos, por exemplo, deixam
os alunos entusiasmados, eles se interessam em confeccionar alguma coisa, já o
professor desenvolve todo o processo, desde a teoria até a prática, usa os
recursos disponíveis da escola; com isso é possível desenvolver autonomia nos
alunos, saber trabalhar em grupos, ouvir as opiniões dos colegas, faz com que
tenham responsabilidades, como entregar o trabalho do projeto e o professor vai
anotando suas conclusões, o que está dando certo e o que não combinou muito
bem.
As
formas de se ensinar são muitas, podemos constar também a aula expositiva e a
dialógica, temos o estudo dirigido e o seminário. Vejamos, para um professor
estar diante dos alunos para ensinar, ele precisar dominar o conteúdo que ensina,
preparar uma introdução para explicar o assunto, um desenvolvimento do que está
explicando e a conclusão da aula.
Durante o desenvolvimento da aula é possível que tenhamos também uma
aula explicativa dialógica que nada mais é uma forma de estimular o pensamento
crítico do alunos. O professor pede a participação dos alunos na aula, encaixa
os conhecimentos prévios que os alunos
tem do conteúdo e conversar a partir do que eles já sabem.
Para
que esse tipo de ensino se torne bem sucedido, o professor precisa determinar
seu objetivo, usar uma linguagem que todos os alunos possam entender, usar
recursos que sejam do interesse dos alunos, tirar as dúvidas e fazer algum tipo
de atividade para que os alunos possam experimentar na prática o que
aprenderam.
E no meio dessa experiência, o estudo dirigido se mostra presente; ele pode ser
sintetizado como um jeito de ensinar o aluno a pesquisar e resolver os
problemas das atividades de forma independente. Primeiro, o professor explica a
matéria, tira as dúvidas e quando aplicar os exercícios, os alunos possam
conseguir fazer sozinhos, com o professor fazendo seu papel apenas de
orientador e facilitador da aprendizagem.
Penso que o
verdadeiro professor descobre sua vocação antes mesmo de cursar a faculdade. E
quando ele entra nesse ambiente, aprende teorias e práticas com profissionais
que já possuem uma bagagem boa para poder ensinar, com diversas experiências
didáticas. Porém, quando vai para a sala de aula consegue experiências diferentes
e são elas que vão verdadeiramente formar aquele professor, fazer com que ele
tenha uma opinião sobre determinados assuntos, porque é ele quem vê o que da
certo dentro da sala de aula. É no espaço escolar, na vivência do dia a dia,
que o professor enxerga o que está dando certo em sua prática pedagógica. É na
escola que ele coloca em prática ideias que transformam, mesmo que essa ideia
esteja fora das teorias, porém se ela estiver dando resultados, é muito bem
vinda.
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