Texto by: Professora Jaqueline Pinheiro






      Com tantas teorias sobre prática pedagógica, tanto conhecimento para se discutir, vamos conversar sobre o efeito que ela apresenta no âmbito educacional, sua importância no ensino, a visão que a prática pedagógica tem ao longo dos anos, sua relação entre teorias, parâmetros, como saber-praticar as ações pedagógicas dentro do ambiente escolar, qual tipo de formação um professor realmente precisa, para que os objetivos sejam alcançados. Durante a leitura podemos perceber uma amostra de um caminho perfeito de como se pode ensinar. Entende-se que ela, a prática pedagógica, é um campo vasto de argumentos e de definições de diversos autores. Mas é dentro da  escola que ela realmente acontece.
     Existem diversos fatores relacionados à prática pedagógica, vamos começar com o planejamento, ele é bastante complexo, pois apresenta situações da sala de aula que trás questões afetiva, emocional, cognitiva. Para a aula começar ele já precisa estar pronto e tudo isso precisa estar incluso. Porém, mesmo uma aula super planejada nos mínimos detalhes, um professor muito capacitado e com muitas experiências, muita coisa pode acontecer fora do esperado, olhares, tons de voz que podem interferir na dinâmica prevista. Isso não é considerado uma coisa ruim, pois como diz na teoria, a construção do conhecimento só pode acontecer a partir da interação do sujeito com o mundo a sua volta.
Com isso, podemos relacionar a teoria com a prática, para Varquez (1977) elas precisam caminhar juntas e ter consciência quando alguma delas precisa ser modificada, elas não podem se apresentar como produtos acabados, se a teoria não está dando certo na prática é preciso rever se a prática também não deve ser conferida.
   Existem diversas maneiras de se ensinar, como fazer na prática e durante a leitura podemos observar as opções apresentadas. Vamos encontrar onde fala sobre a interdisciplinaridade e as maneiras de como se trabalhar com projetos; De acordo com a leitura, ter interdisciplinaridade na prática pedagógica é você ligar uma disciplina na outra, ensinar como uma sequência, planejar suas atividades para que elas se envolvam. Um conteúdo de historia que é possível trabalhar com a matemática e português também.
       A pedagogia de projetos é uma das formas que várias escolas escolhem, pelo menos dois projetos por ano uma escola comum tenta fazer. É escolhido um tema, uma determinada turma e um único objetivo. Todo professor que já desenvolveu um projeto com seus alunos, conhece todo o processo de preparação, todos aprender de forma conjunta, trabalham em grupos; um projeto de jogos, por exemplo, deixam os alunos entusiasmados, eles se interessam em confeccionar alguma coisa, já o professor desenvolve todo o processo, desde a teoria até a prática, usa os recursos disponíveis da escola; com isso é possível desenvolver autonomia nos alunos, saber trabalhar em grupos, ouvir as opiniões dos colegas, faz com que tenham responsabilidades, como entregar o trabalho do projeto e o professor vai anotando suas conclusões, o que está dando certo e o que não combinou muito bem.
     As formas de se ensinar são muitas, podemos constar também a aula expositiva e a dialógica, temos o estudo dirigido e o seminário. Vejamos, para um professor estar diante dos alunos para ensinar, ele precisar dominar o conteúdo que ensina, preparar uma introdução para explicar o assunto, um desenvolvimento do que está explicando e a conclusão da aula.  Durante o desenvolvimento da aula é possível que tenhamos também uma aula explicativa dialógica que nada mais é uma forma de estimular o pensamento crítico do alunos. O professor pede a participação dos alunos na aula, encaixa os conhecimentos prévios  que os alunos tem do conteúdo e conversar a partir do que eles já sabem.
       Para que esse tipo de ensino se torne bem sucedido, o professor precisa determinar seu objetivo, usar uma linguagem que todos os alunos possam entender, usar recursos que sejam do interesse dos alunos, tirar as dúvidas e fazer algum tipo de atividade para que os alunos possam experimentar na prática o que aprenderam. 
        E no meio dessa experiência, o estudo dirigido se mostra presente; ele pode ser sintetizado como um jeito de ensinar o aluno a pesquisar e resolver os problemas das atividades de forma independente. Primeiro, o professor explica a matéria, tira as dúvidas e quando aplicar os exercícios, os alunos possam conseguir fazer sozinhos, com o professor fazendo seu papel apenas de orientador e facilitador da aprendizagem.
      Penso que o verdadeiro professor descobre sua vocação antes mesmo de cursar a faculdade. E quando ele entra nesse ambiente, aprende teorias e práticas com profissionais que já possuem uma bagagem boa para poder ensinar, com diversas experiências didáticas. Porém, quando vai para a sala de aula consegue experiências diferentes e são elas que vão verdadeiramente formar aquele professor, fazer com que ele tenha uma opinião sobre determinados assuntos, porque é ele quem vê o que da certo dentro da sala de aula. É no espaço escolar, na vivência do dia a dia, que o professor enxerga o que está dando certo em sua prática pedagógica. É na escola que ele coloca em prática ideias que transformam, mesmo que essa ideia esteja fora das teorias, porém se ela estiver dando resultados, é muito bem vinda.