Os livros foram feitos para encantar. Seja qual for a idade e gênero textual. O gosto pela leitura vem de muita influência e é importante que comece desde quando a criança ainda é bem pequena.
Nós professores, que trabalhamos muito com leitura, livros infantis, criamos muitas metodologias para que os pequenos gostem das histórias, do jeito que contamos elas e que se interessem pelos livros. Os livros em nosso ambiente de trabalho também são usados para trabalhar diversos assuntos, contextualizar a história com o conteúdo da aula e tantas outras formas.
Mas estive pensando, será que os livros só foram feitos para ler? Para fazermos o cantinho da leitura?
Nós professores devemos pensar muito quando colocamos um livro em nosso planejamento, vou contar essa história por quê? O que posso tirar dela, qual objetivo?

Pensando nisso, resolvi deixar algumas dicas para professores que buscam maneiras diferentes de trabalhar os livros em sala de sala.

- Você precisa conhecer o projeto da MALA VIAJANTE. Um aluno leva um livro para casa para fazer a leitura com a família. Saiba mais em Ler com prazer - mala viajante.

- Dependendo no nível da sua turma, depois que você leu o livro, faça um ditado com as palavras que eles desconhecem que apareciam no livro.

- Em sequência, você pode trabalhar com o dicionário para eles pesquisarem as palavras que eles não conhecem que apareceram no livro contado.

- Reescreva a história com as crianças, deixem elas serem o autor. Vocês podem criar um novo livro a partir daquele com ilustrações e até apresentar para a escola toda. Cada aluno pode recriar sua história mudando o cenário, colocando mais personagens...

- Crie conteúdos a partir da história contada. Use para uma interpretação de texto, faça uma sequência didática. Se você conhece o livro  O SANDUICHE DA GALINHA MARICOTA sabe que ele trata de cooperação, mas se você analisar bem, descobri-rá que pode ser trabalhado o crescimento de um pé de milho! Foi isso que eu fiz com meus alunos do 2º ano do ensino fundamental.


Espero que tenha gostado das dicas!
Prof.ª Jaqueline Pinheiro