OLÁ EDUCADORES!

Hoje vou compartilhar meu plano de aula de uma semana onde trabalhei os valores! Uma pena que não tenho fotos!
Neste plano, trabalho com a Linguagem oral e escrita e a matemática com crianças de 3 e 4 anos.
Cada um faz como a gestão da escola pede.
Levem em consideração o horário de vocês, parque, lanche e etc.
As fotos que aparecem aqui não são minhas, elas foram as inspirações para criar meu plano.
Espero que aproveitem bem e use-o com sabedoria!
💗



Objetivo: Desde cedo é importante que as crianças saibam cultivar os valores do dia a dia. Ensinar a importância de cada um e sua função na sociedade. É fundamental que eles percebam que é importante dizer obrigada, pedir desculpas, licença e por favor. Essas palavras são necessárias para uma boa convivência.
A meta desse planejamento é:

  1. aprender a respeitar e a escutar o outro;
  2. aprender a ser solidário, ser mais tolerantes;
  3. trabalhar em equipe;
  4. compartilhar ou socializar o que sabem;
  5. aprender a ganhar e perder sem haver conflitos;
  6. tomar decisões;
Para cada dia da semana usei um valor:
Segunda - Colaboração - "Quer uma mãozinha?"
Terça - Amizade - "Todo mundo é meu amigo!"
Quarta - Respeito - " E eu com isso?"
Quinta - Honestidade e generosidade - "Não fui eu, é meu, não empresto!"
Sexta - Gratidão - "Obrigada(o)"


Todos os dias antes de começar minhas aulas faço uma roda de conversa com as crianças para apresentar o que vamos estudar naquele dia. Pergunto se alguém tem alguma coisa para me contar para que não acontece interrupções durante as aulas com outros assuntos.

Segunda feira - Colaboração
Roda de conversa: conversar com as crianças como elas fazem as coisas, como ela acorda, almoça, vem para a escola, como se comporta na sala, quero demostrar a eles, por meio de perguntas, como eles colabora(ajudam) em casa e na escola, o que já conseguem fazer para ajudar as pessoas. Neste dia todas as crianças serão meus ajudantes.
Com isso a palavra UNIÃO fará parte do nosso dia.
Dinâmica: Vamos fazer um cartaz usando esse como referência:
 Na cartolina vou desenhar as mãos com as letras dentro e conforme fazer o som das letras, perguntar: Qual letra faz esse som? Eles precisam pegar a mãozinha e me entregar.
Depois vamos fazer o carimbo com as mãos. Ressaltando que devemos ajudar o amigo que precisa de ajuda.
Depois fizemos uma atividade impressa, que essa ficará por sua escolha.



Em matemática usei a seguinte dinâmica: Para demostrar que a união faz a força. vou propor o seguinte:
* Luana, nós podemos ajudar a servir água aos colegas?
*Fernando, na hora de fazer atividades posso atrapalhar meu colega?
*Kauã, o que você pode fazer para ajuda quem está precisando de ajuda?
Olhar quantos colegas vieram e fazer a contagem e dizer: Olha só quantos colegas podemos ajudar hoje!
No caderno a seguinte atividade:

Depois nós pintamos nossos colegas como uma corrente. Já levei pronto.

Terça- feira - Amizade
Contei a história do peixinho arco íris ( achei no google). Depois conversamos com as crianças o que eles acharam. Também, vamos ver se as ações do peixinho estava certa. E o que acontece se não ficarmos de bem com nossos amigos. Ressaltar a importância da bondade com os colegas.
Dinâmica - Levei algumas flores no palitinho e deixei em cima da mesa. Cada criança vai pegar uma flor e escolar alguém para entregar e dizer o porque escolheu ela. Todos devem ganhar. Em cada flor teve uma letra atras, quem receber a flor precisa dizer que letra é.
Dinâmica com o crachá - Embaralhei todos na mesa e disse que eles deveriam pegar um crachá sem ser o deles, pois naquele dia, quem eles tirassem o crachá seria seu companheiro para as atividades.
Dinâmica - Quem é meu amigo?
Em roda, um aluno por vez vai vendar seus olhos e precisa descobrir quem é o amigo que está tocando. Muito silêncio nessa hora.
Em seguida, cada um pegou o crachá com o nome do coleguinha que tirou e contou quantas letras tinha e mostrar ele na reta numérica. No caderno escrevi o nome do coleguinha e colamos pedaços de papel coloridos referentes ao número de letras.

"Lembrar entre as atividades que todos somos amigos, que podemos pedir ajuda e ajudar todos os colegas" 

Quarta - feira - Respeito
Antes da roda inicial de conversa, levei algumas plaquinhas - PARE(situações erradas) e SIGA EM FRENTE(situações corretas) - Criei situações que os alunos precisavam dizer se é errado ou não.
- Dar um abraço            - ajudar o amigo        - dizer boa tarde
- pedir desculpa            - incomodar na hora da atividade        -respeitar a todos.
E assim fui perguntando e a cada questão eles levantaram a plaquinha. Peguei o embalo e falei que o respeito deve ser usado todos os dias, em casa, na escola e nas ruas, com todas as pessoas.

Fiz várias chaves em Eva e nelas escrevi palavrinhas mágicas, chamei de chaves do respeito. fixei na parede e fui perguntando: Qual dessas chaves eu uso se:
- Quando chego na escola: BOA TARDE
- Pedir para ir ao banheiro: COM LINCENÇA
- se fez algo que deixou alguém triste: DESCULPA
- Agradecer alguém: OBRIGADA

Costumo juntar potinhos recicláveis e fiz alguns chocalhos com arroz e levei a música O meu amigo eu vou respeitar! É SHOW!


Quinta - feira - Generosidade/Honestidade
Conversamos neste dia sobre a importância de falarmos sempre a verdade em todas as situações, não fofocar, mas quando fizessem algo, nunca culpar alguém. Neste dia li a história A PRINCESA BIBI E A FRANQUEZA DEMAIS.
Para nossa atividade, vou fazer situações problemas oralmente, estimulando o raciocínio lógico, com uso de tampinhas, para praticar a generosidade.
1. Chamar a Paolla e Julia e dar 5 tampinhas a uma delas: Paolla a Julia gostaria que você dividisse com ela. Ver quantas tampinhas ela vai dar e ver com quantas tampinhas cada uma ficou.
2. Kauã escolheu 3 argolas para brincar e como Fernando só tinha uma ele resolveu dar mais uma a seu amiguinho. Com quantas argolas cada um ficou?

Atividade impressa no caderno.
Neste dia tivemos outras aulas.

Sexta - feira - Gratidão
Roda de conversa - Neste momento começamos agradecemos por tudo que passamos naquela semana e estimular cada aluno a agradecer por alguma coisa também.
Para isso nós vamos fazer um espelho para o momento da gratidão.
Em seguida, vou perguntar como eu fico quando estou triste(fazer a expressão), alegre, assustado...
Fizemos a seguinte atividade no caderno:
Registrar o número de quantas pessoas estão felizes e triste.

                                      
Tínhamos a intenção de fazer esses pratinhos, porém não deu tempo. :/

Trabalhei com a palavra GRATIDÃO: 
- Quais são as letrinhas dessa palavra?
- Qual letra começa?  Fazíamos o som;
- Qual termina? Fazíamos o som também;


Espero que tenham gostado, consegui fazer muita coisa, mas vocês sabem como é a rotina da Educação Infantil!
Meu objetivo é ajudar outros professores!
Prof.ª Jaqueline Pinheiro 💗💗💗