OLÁ EDUCADORES!
Hoje vou compartilhar meu plano de aula de uma semana onde trabalhei os valores! Uma pena que não tenho fotos!
Neste plano, trabalho com a Linguagem oral e escrita e a matemática com crianças de 3 e 4 anos.
Cada um faz como a gestão da escola pede.
Levem em consideração o horário de vocês, parque, lanche e etc.
As fotos que aparecem aqui não são minhas, elas foram as inspirações para criar meu plano.
Espero que aproveitem bem e use-o com sabedoria!
💗
Objetivo: Desde cedo é importante que as crianças saibam cultivar os valores do dia a dia. Ensinar a importância de cada um e sua função na sociedade. É fundamental que eles percebam que é importante dizer obrigada, pedir desculpas, licença e por favor. Essas palavras são necessárias para uma boa convivência.
A meta desse planejamento é:
- aprender a respeitar e a escutar o outro;
- aprender a ser solidário, ser mais tolerantes;
- trabalhar em equipe;
- compartilhar ou socializar o que sabem;
- aprender a ganhar e perder sem haver conflitos;
- tomar decisões;
Para cada dia da semana usei um valor:
Segunda - Colaboração - "Quer uma mãozinha?"
Terça - Amizade - "Todo mundo é meu amigo!"
Quarta - Respeito - " E eu com isso?"
Quinta - Honestidade e generosidade - "Não fui eu, é meu, não empresto!"
Sexta - Gratidão - "Obrigada(o)"
Todos os dias antes de começar minhas aulas faço uma roda de conversa com as crianças para apresentar o que vamos estudar naquele dia. Pergunto se alguém tem alguma coisa para me contar para que não acontece interrupções durante as aulas com outros assuntos.
Segunda feira - Colaboração
Roda de conversa: conversar com as crianças como elas fazem as coisas, como ela acorda, almoça, vem para a escola, como se comporta na sala, quero demostrar a eles, por meio de perguntas, como eles colabora(ajudam) em casa e na escola, o que já conseguem fazer para ajudar as pessoas. Neste dia todas as crianças serão meus ajudantes.
Com isso a palavra UNIÃO fará parte do nosso dia.
Dinâmica: Vamos fazer um cartaz usando esse como referência:
Na cartolina vou desenhar as mãos com as letras dentro e conforme fazer o som das letras, perguntar: Qual letra faz esse som? Eles precisam pegar a mãozinha e me entregar.
Depois vamos fazer o carimbo com as mãos. Ressaltando que devemos ajudar o amigo que precisa de ajuda.
Depois fizemos uma atividade impressa, que essa ficará por sua escolha.Em matemática usei a seguinte dinâmica: Para demostrar que a união faz a força. vou propor o seguinte:
* Luana, nós podemos ajudar a servir água aos colegas?
*Fernando, na hora de fazer atividades posso atrapalhar meu colega?
*Kauã, o que você pode fazer para ajuda quem está precisando de ajuda?
Olhar quantos colegas vieram e fazer a contagem e dizer: Olha só quantos colegas podemos ajudar hoje!
No caderno a seguinte atividade:
Depois nós pintamos nossos colegas como uma corrente. Já levei pronto. |
Terça- feira - Amizade
Contei a história do peixinho arco íris ( achei no google). Depois conversamos com as crianças o que eles acharam. Também, vamos ver se as ações do peixinho estava certa. E o que acontece se não ficarmos de bem com nossos amigos. Ressaltar a importância da bondade com os colegas.
Dinâmica - Levei algumas flores no palitinho e deixei em cima da mesa. Cada criança vai pegar uma flor e escolar alguém para entregar e dizer o porque escolheu ela. Todos devem ganhar. Em cada flor teve uma letra atras, quem receber a flor precisa dizer que letra é.
Dinâmica com o crachá - Embaralhei todos na mesa e disse que eles deveriam pegar um crachá sem ser o deles, pois naquele dia, quem eles tirassem o crachá seria seu companheiro para as atividades.
Dinâmica - Quem é meu amigo?
Em roda, um aluno por vez vai vendar seus olhos e precisa descobrir quem é o amigo que está tocando. Muito silêncio nessa hora.
Em seguida, cada um pegou o crachá com o nome do coleguinha que tirou e contou quantas letras tinha e mostrar ele na reta numérica. No caderno escrevi o nome do coleguinha e colamos pedaços de papel coloridos referentes ao número de letras.
"Lembrar entre as atividades que todos somos amigos, que podemos pedir ajuda e ajudar todos os colegas"
Quarta - feira - Respeito
Antes da roda inicial de conversa, levei algumas plaquinhas - PARE(situações erradas) e SIGA EM FRENTE(situações corretas) - Criei situações que os alunos precisavam dizer se é errado ou não.- Dar um abraço - ajudar o amigo - dizer boa tarde
- pedir desculpa - incomodar na hora da atividade -respeitar a todos.
E assim fui perguntando e a cada questão eles levantaram a plaquinha. Peguei o embalo e falei que o respeito deve ser usado todos os dias, em casa, na escola e nas ruas, com todas as pessoas.
Fiz várias chaves em Eva e nelas escrevi palavrinhas mágicas, chamei de chaves do respeito. fixei na parede e fui perguntando: Qual dessas chaves eu uso se:
- Quando chego na escola: BOA TARDE
- Pedir para ir ao banheiro: COM LINCENÇA
- se fez algo que deixou alguém triste: DESCULPA
- Agradecer alguém: OBRIGADA
Costumo juntar potinhos recicláveis e fiz alguns chocalhos com arroz e levei a música O meu amigo eu vou respeitar! É SHOW!
Quinta - feira - Generosidade/Honestidade
Conversamos neste dia sobre a importância de falarmos sempre a verdade em todas as situações, não fofocar, mas quando fizessem algo, nunca culpar alguém. Neste dia li a história A PRINCESA BIBI E A FRANQUEZA DEMAIS.
Para nossa atividade, vou fazer situações problemas oralmente, estimulando o raciocínio lógico, com uso de tampinhas, para praticar a generosidade.
1. Chamar a Paolla e Julia e dar 5 tampinhas a uma delas: Paolla a Julia gostaria que você dividisse com ela. Ver quantas tampinhas ela vai dar e ver com quantas tampinhas cada uma ficou.
2. Kauã escolheu 3 argolas para brincar e como Fernando só tinha uma ele resolveu dar mais uma a seu amiguinho. Com quantas argolas cada um ficou?
Atividade impressa no caderno.
Neste dia tivemos outras aulas.
Sexta - feira - Gratidão
Roda de conversa - Neste momento começamos agradecemos por tudo que passamos naquela semana e estimular cada aluno a agradecer por alguma coisa também.
Para isso nós vamos fazer um espelho para o momento da gratidão.
Em seguida, vou perguntar como eu fico quando estou triste(fazer a expressão), alegre, assustado...
Fizemos a seguinte atividade no caderno:
Registrar o número de quantas pessoas estão felizes e triste. |
Tínhamos a intenção de fazer esses pratinhos, porém não deu tempo. :/
Trabalhei com a palavra GRATIDÃO:
Trabalhei com a palavra GRATIDÃO:
- Quais são as letrinhas dessa palavra?
- Qual letra começa? Fazíamos o som;
- Qual termina? Fazíamos o som também;
Espero que tenham gostado, consegui fazer muita coisa, mas vocês sabem como é a rotina da Educação Infantil!
Meu objetivo é ajudar outros professores!
Prof.ª Jaqueline Pinheiro 💗💗💗
13 Comentários
Amei seu plano de aula sobre valores. Suas ideias sempre me ajudam.
ResponderExcluirFico feliz em ajudar!
ExcluirAmei esse projeto.
ResponderExcluirGostei muito do seu plano vai me ajudar bastante.
ResponderExcluirQue bom ver algo concreto para realizar!
ResponderExcluirAmei esta sequencia. Muito grata!
ResponderExcluirAmei se projeto!!! Parabéns!!!
ResponderExcluirAmei essa sequência didática. Vai contribuir significativamente em nossa escola. Obrigada
ResponderExcluirAdorei o plano e vai ajudar muito
ResponderExcluir🥰
ResponderExcluirAmei o plano de aula 👏👏👏👏👏
ResponderExcluirAmei mim ajudou muito, obrigada
ResponderExcluirSensacional, amiga... me deu um super norte... um grande abraço
ResponderExcluir