Assim como no seu planejamento, você precisa descrever tudo que você quer fazer naquele vídeo. Principalmente lembrar da idade da turma e o seu perfil, do que eles gostam.

Levar em consideração o tempo do seu vídeo. Tem escolas que estipulam um tempo mínimo e um tempo máximo para cada vídeo.

 Eu gravei 5 videoaulas utilizando esse modelo de roteiro.

Não esqueça de adaptar para sua realidade.

Eu separei meu roteiro em tópicos:

·  Acolhida;

·  Atividade principal;

·  Atividade de construção;

·  Momento para relaxamento;

·  Recados;

·  Despedida

 

Acolhida: Na acolhida, cumprimento as crianças, falo onde estou e o que estou fazendo lá. Para o maternal I, nesse momento, as acolhidas são músicas de várias formas, com instrumentos, usando o corpo e sempre cantando músicas que eles gostam. Neste momento também eu aproveito para fazer a chamada e verificar o tempo de forma lúdica.

Atividade principal - Momento de sensibilização: Pode ser uma contação de história, uma brincadeira, um momento de diálogo, lembrando sempre de pedir a participação das crianças de alguma forma.

Dica: Ao realizar perguntas, faça de conta que está ouvindo as crianças responderem, demonstre isso no vídeo. Exemplo:

“Crianças, que cor é essa? (Coloca na mão na orelha como se estivesse escutando). Isso mesmo, é o azul, você acertou”

Atividade de construção: Esse momento não precisa e não deve acontecer todas as vezes. Maternal I é dificultoso até nos momentos em sala, imagine por videoaula ter que construir algo com eles. Porém, uma das atividades de construção que já fiz com eles em vídeo é o DESENHO. Peço para eles desenharem junto comigo, trocando as cores dos lápis, mencionando os movimentos que podemos fazer com a mão, etc. E com isso, trabalhamos a garatuja das crianças. Por enquanto, o desenho é o mais viável.

Momento para relaxamento: Dependendo do seu planejamento, se teve uma brincadeira agitada, uma música de movimento nas suas atividades, na minha sempre tem, esse momento é muito bom para acalmar as crianças. Eu utilizo a técnica Cheira a Florzinha e assopra a velinha. Você pode pedir para as crianças fecharem os olhos com você e pedir que elas respirem bem fundo.

Recados:  Neste momento eu aproveito para lembrá-los dos materiais da próxima aula, caso eu for utilizar tinta guache por exemplo, aviso as crianças para já deixarem organizado. Também peço para a família registrar fotos ou vídeos para eu ver as crianças desenvolvendo as atividades.

Despedida: Geralmente eu canto uma música com as crianças de despedida, converso com eles: “Crianças, quanta coisa legal a gente aprendeu não é mesmo? Vou te esperar amanhã, ta bom?”. Entre outras coisas.

Se você precisa gravar na escola, use bem os espaços externos, não fique só dentro da sala. Geralmente, eu começo ou termino meus vídeos em alguma área externa da escola. Mas se você estiver gravando em casa, use também outros espaços, principalmente a área externa.

O SEGREDO QUE FEZ ESSE ROTEIRO SER FUNCIONAL E PRÁTICO: 

Depois que você separar seu roteiro nesses tópicos, escreva como quer que eles aconteçam, suas falas (as principais, algo que não quer esquecer), ações, onde vai acontecer, como vai cantar a música, que recurso vai usar e faça a divisão por CENAS.

Sim, como se fosse um roteiro de filme.

Cena 1: Acolhida

Cena 2: Atividade principal

Cena 3: Atividade de construção

Cena 4: Momento para relaxamento

Cena 5: Recados

Cena 6: Despedida

 

Cada cena dessa você descreve como ela vai acontecer, assim como você faz o seu planejamento, porém ao invés de organizar por momentos, organize por cenas.

Na hora de gravar e editar seu vídeo, fica mais fácil para se organizar.

 

Espero que eu tenha ajudado de alguma forma!

Compartilhe com outros professores!

Abraços, Jaqueline 😊