Olá educadores ✏️



Estamos acostumados a pesquisar por atividades intituladas “coordenação motora fina e coordenação motora grossa”. Sabemos que esse tipo de atividade ajuda em alguma coisa. Mas no que será?
✏️
Primeiro temos que entender que elas possuem objetivos diferentes e que no decorrer do crescimento da criança, uma auxilia a outra.
✏️
Coordenação motora vem de motricidade: organização dos músculos. Quando realizamos atividades com as crianças que envolvem o pegar, andar, torcer, rodopiar, sentar, levantar, deitar e ficar em pé, estamos ajudando as crianças a terem domínio e controle do próprio corpo!
✏️
Na educação infantil vemos todo esse processo acontecer de pertinho. Desde o aprender a andar, pegar no lápis e começar a escrever.

Vejamos:


Correr, pular, chutar, subir e descer escadas; atividades esportivas e que envolvem todo o corpo.
•São elas que desenvolvem a coordenação motora grossa•
São as que as crianças mais gostam não é mesmo?
Correr ao ar livre, rolar na grama, dançar...
✏️
Com esse tipo de atividade a criança consegue a habilidade de dominar o corpo no espaço.
Para sabermos se uma criança tem uma boa coordenação motora grossa, devemos observar sua agilidade e velocidade.


Ela envolve os pequenos músculos, como os das mãos e dos pés, com movimentos delicados - escrever, pintar, desenhar, recortar, encaixar, abotoar, rasgar e entre outros.
✏️
Minhas crianças tem 2 anos e vejo bem de pertinho esse crescimento.
Os estímulos para desenvolver a coordenação motora fina precisa acontecer gradativamente, respeitando a idade das crianças.
✏️
Temos que começar do mais fácil: Montar blocos, encaixar peças de Lego, trabalhar o sentido de texturas e rasgar papel.
E ao decorrer do tempo aumentar a dificuldade: oferecer lápis de cor, giz de cera, atividade de alinhavo, pinturas variadas e colagem.
............................................................................................................................................................

Esse texto foi elaborado com auxílio de dois sites: NeuroSaber e Brasil Escola.

Espero que vocês tenham aproveitado mais esse conteúdo!
Abraços virtuais, professora Jaqueline.
.......................................................................................................................................
@teoriadeumaprofessora