Pessoal, recentemente realizei um trabalho na faculdade sobre este manual que foi distribuído para as creches no Brasil como orientação para os professores, então para compartilhar com vocês segue um resumo feito deste trabalho ( cliquem em mais informações) realizado pelo Ministério da educação e texto de Tizuko Kishimoto e Adriana Freiberger, espero que use-o bem! beijos
BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NAS CRECHES
Justificativa
Por um tempo a
educação das crianças pequenas era assistencialista, bastava só cuidar e
alimentar bem; Hoje como parte da educação básica ela se torna muito importante
e um de seus eixos fundamentais é a brincadeira. E com o objetivo de a
brincadeira e o brincar se tornar de qualidade, foi realizada a construção do
manual pedagógico Brinquedos e Brincadeiras de creches, que tem a finalidade de
organizar e orientar os profissionais que atuam nessa área com o uso dos
brinquedos e das brincadeiras que acontecem nas creches, destinados para as
crianças de 0 a 5 anos e principalmente para as crianças pequenas de 0 a 3
anos.
Desenvolvimento
MODULO I – BRINCADEIRAS E INTERAÇÕES NAS DIRETRIZES CURRICULARES PARA A
EDUCAÇÃO INFANTIL
Neste módulo são
analisados 3 itens: 1. Brincadeira e interação nas práticas pedagógicas e nas
experiências infantis. 2. Brincadeira e proposta curricular. 3. Brincadeiras
nas transições da casa à creche e da creche à pré-escola.
- Brincadeira e interação nas práticas pedagógicas e nas experiências infantis.
Na Educação
Infantil ocorrem as seguintes interações: As crianças e as professoras; As
crianças entre si; As crianças e os brinquedos; As crianças e o ambiente e as
crianças, as instituições e as famílias. Essas interações são fundamentais para
a aprendizagem das crianças que aprendem brincando, se socializam com os
colegas, com o ambiente, se interage com ela mesma e principalmente com o seu
mediador (professor) onde existe diversas maneiras dessa relação acontecer:
Estar junto, Só observar e olhar de cima para conversar.
Envolvendo as
interações, existem diversas práticas pedagógicas que precisam ser
experimentadas, desde os bebês até os maiorzinhos.
- Conhecer a si mesmo e o mundo:
Realizando atividades com o corpo, com sons estimulando o movimento, contato
corporal trabalhando com a afetividade, levar materiais com diferentes texturas
e tamanhos que podem ser explorados pelas crianças (uma cesta de frutas por
exemplo).
- Linguagens e formas de expressão: Os
bebês, por exemplo, usam as expressões para transmitir o que deseja e o
professor precisa ter essa comunicação enquanto educa, cuida e brinca. Para os
maiores, trabalhar com as expressões dramáticas (um teatro de fantoche),
plásticas (tintas coloridas), musicais (canto e dança na sala) é fundamental
para uma comunicação bem sucedida garantindo a interação entre todos.
- Narrativas e
textos orais e escritos: Ela pode ser realizada com as crianças em momentos
como a roda de conversa, um momento de cantar e ouvir musicas, usar livros, jornais,
letras para envolver a escrita, criar desenhos, fazer construções as peças de
montar, assistir um filme trabalhando com a linguagem visual.
- A
brincadeira e o conhecimento do mundo matemático: A matemática está em tudo,
então brincadeiras é bem fácil de preparar: brincar em diferentes posições,
contar os dias, brincadeiras como a dança das cadeiras, fazer “compras” com as
crianças.
- Brincadeiras
individuais e coletivas – Sugestões: Peças de montar, objetos para empilhar,
esconde-esconde, todas elas ensinam a valorização do ambiente, de cuidar dos
brinquedos e aprender a brincar sozinho e em grupo.
- Brincadeiras
livres: Mesmo que as crianças escolham o brinquedo, o espaço aonde elas iram
brincar precisa estar planejado, organizado para as crianças aprenderem aos
poucos ter responsabilidades e tenham organização em suas brincadeiras e em sua
vida.
- Brincadeiras
e vivências que valorizam os grupos culturais, favorecendo a identidade e a
diversidade: Estabelecer regras com as crianças, criar normas, respeitar os
colegas, o espaço que brinca, emprestar os brinquedos, fazer um cartaz com as
crianças sobre as normas, mostrando a elas um pouco de ações de
responsabilidades e de democracia. Levar brincadeiras de outras regiões e
países também é importante para trabalhar a diversidade cultural.
- Brincadeira e proposta curricular.
Elaborar uma
proposta curricular baseada em brincadeiras é bem desafiador pois será a
criança que vai iniciar as experiências, para isso, a equipe que vai elaborar
esta proposta precisa ter noção de como programar os espaços, o tempo, os
materiais, fazendo que tudo isso tenha sentido para as crianças. Nesta proposta
é preciso conter brincadeiras que envolva todo tipo de comunidade, envolvendo
os valores da comunidade; Para se obter um resultado positivo dessa proposta é
fundamental que tenha um acompanhamento e avaliação do trabalho pedagógico,
pois será necessário observar e acompanhar cada criança para chegar a uma
conclusão, se ela brincou e como foi, se houve interações, etc. Uma forma de
acompanhar ao mesmo tempo todas as crianças, fazer registros diários, tirar
fotos, desenhos, ajuda muito na hora da avaliação.
- Brincadeiras nas transições da casa à creche e da creche à pré-escola.
Essas
transições são aquelas mudanças repentina na vida e rotina das crianças, como
mudar seu horário de dormir e comer pois vai começar a ir para creche, entender
que as crianças são diferentes, umas mais lentas e outras mais rápidas, mudar
de atividades muito rápido pode confundir as crianças e também a mudança de
instituição. Quando essas mudanças são necessárias é bom que tudo comece
tranquilamente, levar a criança para conhcer o espaço novo que vai frequentar,
criar momentos em que as crianças ensinem uma as outras criando didáticas de
transição agradável que não causa muito impacto no cotidiano das crianças.
MODULO II – BRINQUEDOS, BRINCADEIRAS E MATERIAiS PARA BEBÊS (0 A 1 ANO E
MEIO)
Neste módulo foram selecionados
alguns itens para melhor entender como os bebês brincam, são eles:
- Brinquedos e materiais para bebês que
ficam deitados: Brinquedos para experiências visuais e motoras como
os móbiles coloridos, brinquedos sonoros, um morro de almofadas, bebê no
colo para explorar algum objeto, conversar com o bebê e fazer que eles
tenham experiências pelo toque.
- Brinquedos e materiais para bebês que
sentam: Brinquedos de morder, brinquedos no banho, de encaixar, de
bater, fazer rabiscos em papel, como cita no manual, preparar uma cesta do
tesouro e dentro colocar objetos do cotidiano das crianças de diferentes
tamanhos para o bebê explorar.
- Brinquedos e materiais para bebês que
engatinham: Túnel com cadeiras ou caixas para o bebê engatinhar,
brincadeiras de encaixar, derrubar, fazer sons, cantar e pintar.
- Brinquedos e materiais para bebês que
andam: Brinquedos de empilhar, de empurrar, puxar, brinquedos de afeto
como uma boneca, bolas e brincar de imitar alguma coisa.
- Organização do brinquedo como direito
da criança: Esta organização cita alguns cuidados que precisamos ter
em relação aos brinquedos oferecidos as crianças:
v
Cuidar as tomadas e observar se existem
brinquedos quebrados para não colocar as crianças em risco;
v
Oferecer o brinquedo dando sugestões de como
brincar usando o material previsto no projeto pedagógico;
v
Guardar os os brinquedos em locais apropriados;
v
Valorizar a escolha das crianças, mostrando
diversas maneiras de como brincar.
MODULO III – BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS PARA CRIANÇAS PEQUENAS (1 ANO E
MEIO A 3 ANOS E 11 MESES)
O
módulo III contém práticas pedagógicas para crianças dos 2 e 3 anos para
facilitar a didática dos professores, lembrando que a idade não é a única coisa
a ser levada em conta pois as crianças continuam gostando dos brinquedos e
brincadeiras que já conhecem e só muda o modo de brincar por suas experiências
serem maiores.
PARA
O SEGUNDO ANO: Nesta idade a autonomia exerce um papel importante no
brincar, com isso, algumas ações de como realizar as brincadeiras com as
crianças são necessárias:
a) Materiais
para usar dentro e fora da sala: Escorregador, caixa para brincadeiras, área da
biblioteca, fantasias, cesto com objetos diversos, mesas para as crianças
brincarem com massinhas, desenhar, tanque de areia.
b) Participação
do adulto nas brincadeiras e na organização dos brinquedos: O papel do adulto
será de organizar os brinquedos, convidar as crianças para a brincadeira,
sempre observando o que eles fazem em forma de registros, intervir quando uma
criança precisar de ajuda e envolver todas as crianças na reorganização do
espaço em que brincaram.
c) Realizar
atividades coletivas: As brincadeiras em grupos podem ser feitas em pequenos
agrupamentos que fazem as crianças observarem o que as outras fazem e ampliar
suas experiências.
d) Um
momento em que a professora posso só observar: Enquanto as crianças brincam é
importante que a professora possa ter uma visão ampla para observar as crianças
facilitando seu processo de avaliação.
PARA O
TERCEIRO ANO: Nesta idade todas as crianças ja sabem manipular objetos,
construir coisas e dizem o que pensam.
a.
Brincadeira de faz de conta: Uma das principais
atividades das crianças enquanto elas brincam.
b.
Ampliação da qualidade do brincar: Com suas
experiências maiores, as crianças dão uma modificada nas suas brincadeiras de
costumes, colocando um pouco mais de dificuldade.
c.
Dançar, pintar,
desenhar e construir: são as formas mais usadas pelas crianças nessa idade para
expressar suas vontades, medos, etc.
d.
Construção da identidade da criança por meio do
brincar: Nessa idade as crianças ja diferenciam quais são os brinquedos que
meninas devem brincar e meninos, e muitas vezes apresentar preconceito por não
querer brincar de carrinho pois isso é coisa de menino e vice e versa.
MODULO IV - ORGANIZAÇÃO DO
ESPAÇO FÍSICO, DOS BRINQUEDOS E MATERIAIS PARA BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS
·
Ambientes
para bebês
A sala do
berçário merece muita atenção em sua organização pois será usada para
brincadeiras e atividades com os bebês. Ela é composta de berços, área de troca
e banho, uma área para alimentação e solário, nesse ambiente é necessário que
tenha diversos tipos de espaços até para receber as crianças, uma sala
apropriada para fazer as atividades, sala do sono onde fica os berços, área
para dar banho e trocar so bebês e solário para os bebês tomarem um sol, etc.
Na questão da mobília ela precisa ser aconchegante, ter tapetes, almofadas,
brinquedos para garantir que os bebês se sintam bem. Na sala do sono, oferecer
conforto aos bebês colocando uma cortina escura na janela. O solário é
importante para colocar os bebês em contato com plantas , o sol e até realizar
atividades diferentes.
·
Ambientes
para crianças pequenas
Ele deve ser organizado para
atender as necessidades das crianças como no berçário é preciso ter:
a. Um
espaço de atividades que inclui atividades fisicas, de leitura, de construção
de relações sociais como também atividades de experimentação, oferecendo
mobilias adequadas para atender as crianças pequenas.
b. Os
materiais para usar com as crianças precisam ser diversos, cestos de
brinquedos, dominós, jogo da memória, fantoches, acessórios para brincar de
casinha.
c. Um
espaço de entrada das crianças sendo utilizado também para a saída e atividades
diversas.
d. Para
as crianças de 1 a 3 anos o espaço de banho, troca de sono é diferente do
berçário. Por ter sua autonomia um pouco maior é necessário que para atender
essas necessidades é preciso de vasos pequenos, uma bancada de troca, pia baixa
para o alcance das crianças, um espelho, chuveiros com espaço grande para que o
educador consiga dar banho na criança e ao mesmo tempo ser um espaço para
aprender brincando.
e. Para
brincadeiras e como espaço de desenvolver suas habilidades, o espaço externo é
bom para descontrair as crianças e deixar que elas brinquem livre, nele pode
conter baldes e pás para areia, escorregador, balanço e etc.
·
Da
simplicidade à originalidade: os materiais para crianças de 4 a 6 anos
As crianças
maiores possuem mais clareza em suas decisões, elas agora fazem algumas
escolhas do cotidiano, tem sua linguagem mais desenvolvida e por isso na sala
de atividades deve sempre ter livros e a profª pode fazer leituras todos os
dias; realizar brincadeiras que possuem regras, a crianção de desenhos também é
importante porque buscam fazer tudo certinho como ele veem, até na escolha da
cor que vão colorir o desenho.
MODULO V – CRITÉRIOS DE COMPRAS
E USOS DOS BRINQUEDOS E MATERIAIS PARA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
As escolhas dos
brinquedos deve ter a participação do grupo responsável pela educação da
crianças como o governo que envia a verba para a instituição, a equipe da
creche que conhece os interesses e necessidades das crianças e a familia por
meio da diversidade cultural que compõe as creches. Vamos compreender alguns
processos que é necessário para fazer a compra de brinquedos.
1 Todo
e qualquer brinquedo que entra na creche deve passar por um processo de seleção
e aprovação, pela equipe pedagógica, acontecem casos de doações de brinquedos
para as creches mas antes é preciso avaliar se precisam daquele material. Outro
meio é pela distribuição que o governo manda de brinquedos para a creche.
2 A
compra feita pela instituição dos brinquedos passa antes por uma observação e
avaliação para decidir o que realmente precisa comprar, com a ajuda do Programa
dinheiro direto na escola o PNE, ajuda no processo das compras dos brinquedos.
3 Escolher
brinquedos de materiais bons, que tenham selo de confiança e que tenha
qualidade, garantindo assistência técnica e manutenção dos mesmos. Escolher
brinquedos que visam a realidade daquelas crianças.
4 Como
diz neste manual, os brinquedos são objetos de experiências para as crianças,
elas precisam ver, sentir e tocar nos brinquedos e mesmo que a curiosidade seja
muita a ponto de o brinquedo quebrar isso é normal, pois de tempo em tempo ele
envelhece, fica fora de moda, mas no cuidado dos brinquedos, se houver
comunicação, as crianças são capazes de entender o que pode e o que não pode.
Brinquedos foram feitos para brincar, então essa coisa de deixar os brinquedos
caros e novos guardados não pode acontecer.
5 Para
selecionar brinquedos é necessário observar se ele é adequado para crianças, se
passam segurança, se atendem aos diversos tipos de classes sociais e se o
brinquedo chama a atenção das crianças.
6 Brinquedos
adequados para as creches precisam desenvolver o físico, cognitivo, emocional e
social das crianças, mesmo os brinquedos que são feitos de materiais
recicláveis, eles precisam atender os níveis de desenvolvimento, ser adequado a
idade, possuir formar e cores.
7 Por fim, não devemos se prender no mais caro
ou mais barato, tem que se basear em como será utilizado e aquele que oferece
melhor benefício para a criança.
REFERÊNCIA
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de educação básica. Brinquedos e brincadeiras nas creches:
Manual de orientação pedagógica. Brasília, 2012.
7 Comentários
Adorei parabens!!!
ResponderExcluirFico feliz em ajudar!
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirObrigado me ajudou muito!!
ResponderExcluirObrigado me ajudou muito!!
ResponderExcluirObrigado me ajudou muito!!
ResponderExcluirParabéns, ótimo conteúdo.
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