Olá educadores!!! Tudo bem com vocês?! Espero que sim!
Bom, quero compartilhar com vocês meu planejamento semanal para o jardim II que irei realizar essa semana.......O tema é sobre os cuidados que devemos ter com os materiais escolares, ensinando as crianças, mas esse assunto pode também ser trabalhado todos os dias...
Espero que gostem e utilizem e me contem a experiência e também coloque dicas aqui nos comentários de como você faria!!!! Um grande beijo! 💗💗💗💗💗💗💗💗
Segunda feira / 03.04.17
13:00 as 14:30 – Vamos iniciar nossa aula em roda para
cantarmos a música “Boa tarde coleguinha, como vai? Roda de conversa: Como foi
o fim de semana de vocês? Contar sobre o meu também. Faremos a leitura do
alfabeto imaginando objetos ou pessoas que comecem coma aquela letra: A de
amor.... faremos também a leitura dos números, contaremos o numero de
coleguinhas do dia e sortear o ajudante do dia.
Entrando no tema da semana: Vou separar a
caixa onde guardamos alguns dos materiais que eles trouxeram e ir perguntando
para que serve cada um e como nos podemos usar eles.
Vamos explorar primeiramente os lápis de
cor e giz de cera. Leitura da história:
O LÁPIS BRANCO / A
HISTÓRIA DO LÁPIS
Em uma caixa de lápis de cor, havia lápis de muitas cores: branco, preto, verde, azul, amarelo, vermelho...
Em uma caixa de lápis de cor, havia lápis de muitas cores: branco, preto, verde, azul, amarelo, vermelho...
Eram todos diferentes em suas cores, mas todos eram
lápis de cor. E começou uma discussão entre eles, para saber quem era o mais
bonito. Cada um tinha o seu motivo. E o verde disse:
- Eu é que sou o mais bonito, pois sirvo para
desenhar um lindo gramado em um grande painel, quem sabe até uma floresta
inteira. E o marrom respondeu:
- Grande coisa, sem mim você não desenha árvores,
pois sou eu quem desenha os troncos.
Disse o lápis rosa: - Você também precisa de mim
para desenhar as flores. Lindas flores cor-de-rosa.
E o vermelho, todo orgulhoso, falou: - Eu sou mais
bonito, porque sou a cor do amor. Todos desenham lindos corações comigo.
E o azul: - Ora, quem é capaz de desenhar o céu sem
mim?
O amarelo também se achava o mais importante e
falou: - Não tem céu azul sem sol!
E cada lápis tinha seu motivo para se achar o mais
bonito, e cismaram que o branco não tinha utilidade, pois, por mais que se
esforçasse, não conseguia riscar o papel branco do caderno de desenho. E
começaram a discriminá-lo.
Todas as vezes que as crianças pegavam a caixa de
lápis para desenhar, os lápis coloridos davam um jeitinho de afastar o lápis
branco. Desta forma, todos foram diminuindo de tamanho, porque eram muito apontados
pelas crianças, menos o lápis branco, que permanecia novinho em folha.
Até que os lápis coloridos acabaram e seus
toquinhos, que não davam mais para apontar, foram jogados no lixo.
Restou apenas o lápis branco, esquecido em um
cantinho da caixa de lápis, desprezado, sem conseguir exercer a sua função de
lápis de cor, mesmo sendo capaz. Um dia, uma criança o encontrou e resolveu
desenhar uma nuvem, uma nuvem branca, no céu azul! Pegou um papel azul e
começou a pintar sua nuvem e seu desenho foi o mais bonito, pois, além da
nuvem, viu que também podia desenhar a espuma das ondas do mar.
E, assim, todos viram a importância do lápis
branco, porque ele também era um lápis de cor e uma bela cor.
Depois de a história, conversar com os
alunos que cada objeto e pessoa é importante para todos nós, não devemos
desprezar ninguém.
Irei propor a seguinte atividade: levarei a
letra J que tenho em MDF, perguntar que letra é e algum animal que começa com
aquela letra. Levarei a imagem de uma joaninha e logo após vamos escrever a
letra e desenhar uma joaninha utilizando
os lápis de cor.
Em seguida utilizaremos o giz de cera: com
fita crepe irei desenhar a letra J, eles irão pintar a folha com giz de cera e
só depois irei tirar a fita. Explicar sobre a sensibilidade do giz de cera,
para não apertar se não ele quebra, que é diferente do lápis que podemos
apontar. A foto explica bem como iremos fazer:
14:30 – 15:00 – pátio
15:00 – 15:30 – Lanche/escovação
15:30 – 16:30 – Reconhecendo os
números/escrita dos números com giz de cera: irei utilizar as peças do jogo dos
números para deixar embaralhado em cima da mesinha. Vou fazer como um ditado
dos números: - Miguel, separe o numero 5, ele vai mostrar aos colegas e cada um
vai tentar escrever usando o giz de cera.
16:00 – 17:00 – massinha
Terça-feira / 04.04.17
13:00 – 15:00 – Em roda, vamos iniciar com a leitura do
alfabeto utilizando a metodologia da aula passada, a contagem doa números até
10 e quantos coleguinhas vieram neste dia. Vamos cantar a música :
BOA TARDE, MEUS COLEGUINHAS
Boa tarde, meus coleguinhas.
De volta à escola estou.
Deixei a mamãe em casa.
Sua amiga agora sou.
Palma, palma, palma,
Pe, pe, pe,
Roda, roda, roda,
Nossa escola alegre é!
Iniciamos nossas atividades revendo a caixa
dos materias e selecionamos para aprender sobre a tinta guache: Conversar sobre
os cuidados, a sujeira, como utilizar o pincel. E para isso vou contar a
história da Dona Baratinha que encontrou uma moeda e queria se casar. Vamos
cantar a música ♫♫ Quem quer casar com dona baratinha, que tem fita no cabelo e
dinheiro na caixinha ♫♫
Faremos uma atividade impressa dos números:
vou ditando os números e os alunos vão escrevendo dentro do balãozinho. Vamos
utilizar como auxilio as pecinhas móveis dos números.
Em seguida, para entrar em contato com a tinta, vamos pintar a dona
baratinha e seu noivo usando a ponta do pincel, fazendo vários pontinhos
coloridos no desenho.
15:00 – 15:30 – lanche/escovação
15:30 – 16:30 – para esta atividade, vou levar
um molde de um coração em um pedaço de papelão, na folha sulfite vamos
posicionar o molde e fazer vários pontinhos de tinta em volta, assim como
mostra a figura:
Dentro do coração cada um irá escrever a letra B de
baratinha.
Ainda com a tinta guache, irei preparar fichas do nome de
cada um, vou embaralhar na mesinha e pedir que um por um peguem a ficha do seu
nome, então utilizando o dedinho faremos o contorno do nome com tinta.
16:30 – 17:00 Vídeo: Teatro – casamento da dona baratinha - Varal de história <https://www.youtube.com/watch?v=erpG87HVxgM>
Quarta –feira /
05.04.17
13:00 – 14:30 – No inicio de todos os dias,
seguiremos uma sequência de atividade: reconhecimento e leitura do alfabeto e
dos números, dia de hoje e quantos somos.
O material que vamos utilizar nesse dia
será a tesoura e cola, onde realizarem atividades de recorte e colagem mas
antes vamos conversar sobre o uso correto desses materiais.
Atividade 1: Vou distribuir algumas folhas
de revistas aos alunos e pedir que encontrem e números de 1 a 10. Em seguida,
vamos colar em uma cartaz, um numero em baixo do outro e na frente vamos
desenhar bolinhas de acordo com o número colado, cada aluno irá desenhar uma
sequência.
14:30 – 15:00 – Massinha
15:00 – 15:30 – lanche/escovação
15:30 – 17:00 – Neste momento, farei a
leitura da história O leão Mumu que mesmo tento um rugido muito forte e é o rei
da floresta Mumu é um leão muito legal e cheio de amigos.
As crianças irão pintar o leão Mumu e
depois recortar para fazer a montagem e colagem no caderno de artes.
Quinta-feira /
06.04.17
13:00 – 14:00 - : Reconhecimento e leitura
do alfabeto e dos números, dia de hoje e quantos somos.
Em seguida, iremos confeccionar um biboquê,
que usará de material a tinta guache, pincel e barbante( fala e revisão de cada
material que já usamos e para que serve).
Vou pedir antecipadamente que cada
um leve para a escola uma garrafa pet com tampinha, vamos recortar a
parte de cima e as crianças irão decorar como quiserem usando a tinta.
14:30 – 15:00 – parque
15:00 – 15:30 – lanche/escovação
15:30 – 16:30 – Nesse tempo as garrafas já
estarão secas e daremos continuidade na confecção do brinquedo. Levarei
diversas fitas coloridas onde poderemos colar na borda da garrafa e algumas
lantejoulas para dar uma decoração maior ao nosso brinquedo. Em seguida cada um
irá pegar o barbante e recortar um pedaço bom para colar junto da tampinha da
garrafa. Na ponta do barbante vamos colar uma outra tampinha em forma de
joaninha( farei no eva) e então nosso biboquê estará pronto.
16:30 – 17:00 – massinha
Sexta-feira / 07.04.17
13:00 – 14:30 - : Reconhecimento e leitura
do alfabeto e dos números, dia de hoje e quantos somos.
Em roda, farei a leitura da história O
patinho feio, conversar sobre a história com as crianças e ouvir todos os
comentários. Em seguida faremos algumas atividade impressas, que estarão
coladas no caderno para enfatizar o uso e cuidado que devemos ter com nosso caderninho de sala.
14:30 – 15:00 – pátio
15:00 – 15:30 – lanche/escovação
15:30 – 16:30 – Brinquedo
16:30 – 17:00 – Iremos até a quadra para
brincarmos com o biboquê confeccionado no dia anterior. Cada um irá levar o seu
para casa.
QUE DEUS ABENÇOE NOSSA SEMANA!!!!
0 Comentários