Olá educadores!!!!!!
Segue meu plano de aula desta semana!
o tema é: Reciclagem - Os 3 R
Comigo o negócio é detalhado, não tem essa de tópicos em planejamento!!!
Beijos e Boa aula!!!!
Planejamento Semanal –
Jardim II C – Prof.ª Jaqueline
Tema: Reciclagem – Os três R: Reduzir, reciclar e reutilizar.
Objetivos
Em rodinhas de conversas
dentro e fora da sala, falaremos sobre os seguintes assuntos:
Resgatar junto às crianças a
importância de vivermos e convivermos em um ambiente limpo;
Relacionar as cinco cores básicas aos
lixos correspondentes. (Verde= vidro, Amarelo= metal; Azul = papel; Vermelho =
plástico; Marrom = orgânico).
Sensibilizar os alunos a auxiliarem no cuidado com
a escola, não jogarem lixo no chão;
Incentivar a prática de atitudes conscientes quanto
à limpeza da sala de aula;
Refletir sobre nossas atitudes no dia
a dia;
Incluir no dia a dia dos alunos hábitos conscientes
sobre reciclagens.
Desenvolver com os alunos uma lista de atitudes
benéficas para com o meio em que vivemos;
Utilizar os brinquedos desenvolvidos em sala de
aula nos momentos lúdicos à eles proporcionados;
Promover a conscientização da
importância da reciclagem para o meio ambiente;
Identificar
para selecionar os materiais;
Entender o processo de reciclagem;
METODOLOGIA
Segunda Feira
13:00/13:30 – Abertura ( Cantamos o hino Nacional)
13:30/14:30: L.O.E
Leitura do Alfabeto, escolha do
ajudante.
Em seguida, irei organizar as
crianças em rodinha de forma que todas possam olhar e interagir. Conversar
sobre a Preservação do meio ambiente,
perguntar se eles sabem o que devem fazer, como:
Não jogar lixo no chão. O que pode ser reaproveitado. Não poluir o ar, porque faz mal para a saúde das pessoas. Não desperdiçar água, porque um dia pode faltar.
Não jogar lixo nas ruas nem nos rios.
Faremos um cartaz separando o que pode ser reciclado e o que não pode.
Levarei imagens e vou sortear em cima das mesinhas e pedir que separem o que
pode ser reciclado ou não para colarmos no cartaz.
Vamos fazer a escrita/som da palavra RECICLAR. Para escrever no caderno
iremos primeiramente fazer a letrinha R com a massinha, passar o dedinho por
cima, para sentir “como se escreve” então faremos o registro no caderno. Em
seguida, vamos até o pátio onde farei com giz uma amarelinha e em cada
quadradinho vou escrever uma letrinha da palavra reciclar. Vou organizar as
crianças uma do lado da outra e ir pedindo : Miguel vai até a letrinha R,
Paolla vai até a letrinha A.
14:30 – 15:00 – Parque
15:00/15:30 – lanche/escovação
15:30 – 16:30 – Matemática
Vou apresentar aos alunos que a caixinha de suco que tomamos no lanche às
vezes é jogada fora, mas que se tivermos uma ideia ela pode se transformar em
uma coisa muita linda, então Com as caixinhas de sucos que sempre guardo dos
alunos depois do lanche, vamos confeccionar
um jogo para trabalhar quantidade. Segue a foto de como ficou nosso painel.
Depois de pintada e secada, cada um vai
escrever o numero para uma caixinha. Deixaremos exposto na sala.
16:30/ 17:00 – sucata- a nossa sucata será a
confecção do jogo das quantidades, que vamos usar as caixinhas de suco.
Terça – feira
L.O.E – 13:00/13:50 – Vamos trabalhar com a
palavra LIXO da seguinte forma:
Conversa inicial como surge o lixo e para onde
ele vai, o que acontece com ele.....Perguntar se já viram lixo pelo chão, se já
jogaram lixo no chão e fazer uma conscientização com eles sobre o que pode
causar se ficarmos jogando lixo no chão.
Em seguida nós vamos até a quadra ou pátio para
reconhecermos as letras que componham a palavra Lixo. Em quatro garrafas pets
vou colar as letrinhas da palavra e com uma pequena bola, vou pedindo a cada um
que acerte a letra que eu pedir.
13:50/14:40
- Matemática: nesse momento, vamos usar tampinhas de garrafa pet,
explicar que podemos também fazer várias coisas legais. Em uma folha colorida
vou escrever vários números e pedir que encontrem seu par nas tampinhas, assim
como mostra a foto mas no caso seriam os números.
14:40/15:00 – vídeo: um plano para salvar o planeta
15:00/ 15:30: lanche/escovação
15:30/ 16:30: inglês
16:30/ 17:00 : massinha
Quarta – feira
13:00/14:00 – L.O.E – leitura do alfabeto, escolha do ajudante.
Coleta seletiva – falar com as crianças em roda, explicando que na nossa
cidade existe o caminhão de lixo que passa nas casas, nas escolas para recolher
todo o lixo que fazemos na nossa escola, por exemplo, as tias da limpeza
recolhem todos os lixos dos cestinhos (mostrar os cestinhos) e colocam em um
saco preto e deixam na frente da escola, para que no outro dia o caminhão vem e
pega o lixo. E para onde esse lixo vai? Ele vai até um lugar para ser separado,
papel, vidro, plástico e metal e vocês sabiam que para cada tipo de lixo existe
uma lixeira diferente?
Para nossa atividade, vamos pintar com tinta guache 4 caixas de sapato: vermelho,
amarelo, azul e verde que indicam as cores para cada tipo de lixo. Explicar que
no vermelho só vai os lixos de plásticos, no amarelo o que é de metal, no azul
todo lixo que é de papel e no verde os lixos que são de vidro. Durante a
quarta, quinta e sexta-feira, iremos depositar pequenos lixos nas caixas, para
que as crianças possam identificar cada um.
Faremos o registro da palavra
RECICLAR usando tinta guache e cotonete, irei escrever a palavra em uma folha sulfite
e com o cotonete passar por cima da palavra.
14:00/14:40 – Matemática – leitura da reta numérica
Trabalhando com as quantidades, vou levar um jogo que confeccionei com
tiras de papelão, onde terá os números e as crianças precisam colocar o numero de
bolinhas que se pede.
14:40/15:00
– pátio
15:00/15:00
– lanche/escovação
15:30/16:20:
continuando com a aula de matemática, em roda lembraremos que não devemos ficar
jogando lixo em qualquer lugar, mas no lixo e no lugar adequado. Faremos duas
atividades impressas:
16:20/17:00 – Espanhol
Quinta – feira
Neste dia vamos aprender a REUTILIZAR várias coisas que
costumamos a jogar fora. Relembrar que podemos ser criativos com alguns objetos
e explicar o que siginifica reutilizar alguma coisa.
13:00/13:50 – Matemática ( cores) : Vamos confeccionar um
fantoche com as cores das latas de lixo. Com um rolinho de papel higiênico, vou
colar um tira colorida e com a tesoura faremos o “cabelinho” do boneco,
recortando a tira colorida.
Vou levar garrafinhas pequenas e os alunos irão decorar com
cola colorida. Iremos depois até a quadra para organizarmos o jogo.
13:50/14:40: vídeo – Peixonautas – o caso das garrafas
plásticas
14:40/15:00 – massinha
15:00/15:30 – lanche/escovação
15:30/16:30 – L.O.E – Leitura do alfabeto.
Neste momento, utilizaremos o fantoche que confeccionamos para contar a
história sobre o lixo e tudo que aprendemos, pedir que cada aluno conte com seu
fantoche, o que entenderam sobre a reciclagem, para desenvolvermos a nossa
oralidade. Ir questionando as crianças, o que elas acham que podemos
reutilizar, porque o lixo não pode ser jogado no chão... no caderno faremos a
escrita da palavra REUTILIZA, pedir que identifiquem a letra inicial e final.
16:30/17:00 – Pátio
Sexta- feira
13:00/13:50 – Matemática
Começaremos com uma atividade impressa, relembrando as cores e cada tipo
de lixo que cada uma recebe, sempre usando de auxilio as caixas de sapato que
fizemos com as cores.
13:50 /
14:30 – Vídeo - Quintal da cultura – Reciclagem
14:30/15:00 – Pátio
15:00/15:30 – Lanche/escovação
15:30/16:30 – L.O.E
Vamos desenvolver essa atividade, acrescentaremos a cor vermelha. Como
se fossem as latas de lixo, vamos procurar nas revistas, algum tipo de lixo
para cada opção e colar dentro. Fazer a escrita inicial e final dos nomes das
“latinhas de lixo”.
16:30/17:00 – Exposição dos trabalhos de reciclagem, produzidos pela
Educação Infantil.
Observação: A tarefa as semana, gostaria de mandar no caderninho o
seguinte: Com a ajuda de seus pais, confeccione algum brinquedo usando
materiais recicláveis para trazer na sexta feira e apresentar aos colegas e
explicar o que usou.
Aproveitem e use bem as dicas!
Abraços!
0 Comentários