Olá educadores!!!!!!
Segue meu plano de aula desta semana!
o tema é: Reciclagem - Os 3 R

Comigo o negócio é detalhado, não tem essa de tópicos em planejamento!!!
Beijos e Boa aula!!!!

Planejamento Semanal Jardim II C Prof.ª Jaqueline

Tema: Reciclagem Os três R: Reduzir, reciclar e reutilizar.


Objetivos
Em rodinhas de conversas dentro e fora da sala, falaremos sobre os seguintes assuntos:

Resgatar junto às crianças a importância de vivermos e convivermos em um ambiente limpo; 

Relacionar as cinco cores básicas aos lixos correspondentes. (Verde= vidro, Amarelo= metal; Azul = papel; Vermelho = plástico; Marrom = orgânico). 

Sensibilizar os alunos a auxiliarem no cuidado com a escola, não jogarem lixo no chão; 

Incentivar a prática de atitudes conscientes quanto à limpeza da sala de aula; 

Refletir sobre nossas atitudes no dia a dia; 

Incluir no dia a dia dos alunos hábitos conscientes sobre reciclagens. 

Desenvolver com os alunos uma lista de atitudes benéficas para com o meio em que vivemos; 

Utilizar os brinquedos desenvolvidos em sala de aula nos momentos lúdicos à eles proporcionados; 

Promover a conscientização da importância da reciclagem para o meio ambiente; 

Identificar para selecionar os materiais; 

Entender o processo de reciclagem;



METODOLOGIA

Segunda Feira

13:00/13:30 – Abertura ( Cantamos o hino Nacional)

13:30/14:30: L.O.E
Leitura do Alfabeto, escolha do ajudante.
Em seguida, irei organizar as crianças em rodinha de forma que todas possam olhar e interagir. Conversar sobre a Preservação do meio  ambiente, perguntar se eles sabem o que devem fazer, como:

Não jogar lixo no chão. O que pode ser reaproveitado. Não poluir o ar, porque faz mal para a saúde das pessoas. Não desperdiçar água, porque um dia pode faltar.
Não jogar lixo nas ruas nem nos rios.

Faremos um cartaz separando o que pode ser reciclado e o que não pode. Levarei imagens e vou sortear em cima das mesinhas e pedir que separem o que pode ser reciclado ou não para colarmos no cartaz.  
Vamos fazer a escrita/som da palavra RECICLAR. Para escrever no caderno iremos primeiramente fazer a letrinha R com a massinha, passar o dedinho por cima, para sentir “como se escreve” então faremos o registro no caderno. Em seguida, vamos até o pátio onde farei com giz uma amarelinha e em cada quadradinho vou escrever uma letrinha da palavra reciclar. Vou organizar as crianças uma do lado da outra e ir pedindo : Miguel vai até a letrinha R, Paolla vai até a letrinha A.

14:30 – 15:00 – Parque
15:00/15:30 – lanche/escovação

15:30 – 16:30 – Matemática
Vou apresentar aos alunos que a caixinha de suco que tomamos no lanche às vezes é jogada fora, mas que se tivermos uma ideia ela pode se transformar em uma coisa muita linda, então Com as  caixinhas de sucos que sempre guardo dos alunos depois do lanche, vamos confeccionar  um jogo para trabalhar quantidade. Segue a foto de como ficou nosso painel.


Depois de pintada e secada, cada um vai escrever o numero para uma caixinha. Deixaremos exposto na sala.

16:30/ 17:00 – sucata- a nossa sucata será a confecção do jogo das quantidades, que vamos usar as caixinhas de suco.


Terça – feira

L.O.E – 13:00/13:50 – Vamos trabalhar com a palavra LIXO da seguinte forma:
Conversa inicial como surge o lixo e para onde ele vai, o que acontece com ele.....Perguntar se já viram lixo pelo chão, se já jogaram lixo no chão e fazer uma conscientização com eles sobre o que pode causar se ficarmos jogando lixo no chão.
Em seguida nós vamos até a quadra ou pátio para reconhecermos as letras que componham a palavra Lixo. Em quatro garrafas pets vou colar as letrinhas da palavra e com uma pequena bola, vou pedindo a cada um que acerte a letra que eu pedir.

13:50/14:40  - Matemática: nesse momento, vamos usar tampinhas de garrafa pet, explicar que podemos também fazer várias coisas legais. Em uma folha colorida vou escrever vários números e pedir que encontrem seu par nas tampinhas, assim como mostra a foto mas no caso seriam os números.


14:40/15:00 – vídeo: um plano para salvar o planeta
15:00/ 15:30: lanche/escovação
15:30/ 16:30: inglês
16:30/ 17:00 : massinha



Quarta – feira

13:00/14:00 – L.O.E – leitura do alfabeto, escolha do ajudante.
Coleta seletiva – falar com as crianças em roda, explicando que na nossa cidade existe o caminhão de lixo que passa nas casas, nas escolas para recolher todo o lixo que fazemos na nossa escola, por exemplo, as tias da limpeza recolhem todos os lixos dos cestinhos (mostrar os cestinhos) e colocam em um saco preto e deixam na frente da escola, para que no outro dia o caminhão vem e pega o lixo. E para onde esse lixo vai? Ele vai até um lugar para ser separado, papel, vidro, plástico e metal e vocês sabiam que para cada tipo de lixo existe uma lixeira diferente?
Para nossa atividade, vamos pintar com tinta guache 4 caixas de sapato: vermelho, amarelo, azul e verde que indicam as cores para cada tipo de lixo. Explicar que no vermelho só vai os lixos de plásticos, no amarelo o que é de metal, no azul todo lixo que é de papel e no verde os lixos que são de vidro. Durante a quarta, quinta e sexta-feira, iremos depositar pequenos lixos nas caixas, para que as crianças possam identificar cada um.
 Faremos o registro da palavra RECICLAR usando tinta guache e cotonete, irei escrever a palavra em uma folha sulfite e com o cotonete passar por cima da palavra.

14:00/14:40 – Matemática – leitura da reta numérica
Trabalhando com as quantidades, vou levar um jogo que confeccionei com tiras de papelão, onde terá os números e as crianças precisam colocar o numero de bolinhas que se pede.


14:40/15:00 – pátio
15:00/15:00 – lanche/escovação

15:30/16:20: continuando com a aula de matemática, em roda lembraremos que não devemos ficar jogando lixo em qualquer lugar, mas no lixo e no lugar adequado. Faremos duas atividades impressas:    


 




16:20/17:00 – Espanhol

Quinta – feira

Neste dia vamos aprender a REUTILIZAR várias coisas que costumamos a jogar fora. Relembrar que podemos ser criativos com alguns objetos e explicar o que siginifica reutilizar alguma coisa.
13:00/13:50 – Matemática ( cores) : Vamos confeccionar um fantoche com as cores das latas de lixo. Com um rolinho de papel higiênico, vou colar um tira colorida e com a tesoura faremos o “cabelinho” do boneco, recortando a tira colorida.

Vou levar garrafinhas pequenas e os alunos irão decorar com cola colorida. Iremos depois até a quadra para organizarmos o jogo.

13:50/14:40: vídeo – Peixonautas – o caso das garrafas plásticas
                                

14:40/15:00 – massinha
15:00/15:30 – lanche/escovação

15:30/16:30 – L.O.E – Leitura do alfabeto.
Neste momento, utilizaremos o fantoche que confeccionamos para contar a história sobre o lixo e tudo que aprendemos, pedir que cada aluno conte com seu fantoche, o que entenderam sobre a reciclagem, para desenvolvermos a nossa oralidade. Ir questionando as crianças, o que elas acham que podemos reutilizar, porque o lixo não pode ser jogado no chão... no caderno faremos a escrita da palavra REUTILIZA, pedir que identifiquem a letra inicial e final.

16:30/17:00 – Pátio

Sexta- feira

13:00/13:50 – Matemática
Começaremos com uma atividade impressa, relembrando as cores e cada tipo de lixo que cada uma recebe, sempre usando de auxilio as caixas de sapato que fizemos com as cores.




13:50 / 14:30 – Vídeo - Quintal da cultura – Reciclagem

14:30/15:00 – Pátio

15:00/15:30 – Lanche/escovação

15:30/16:30 – L.O.E



Vamos desenvolver essa atividade, acrescentaremos a cor vermelha. Como se fossem as latas de lixo, vamos procurar nas revistas, algum tipo de lixo para cada opção e colar dentro. Fazer a escrita inicial e final dos nomes das “latinhas de lixo”.

16:30/17:00 – Exposição dos trabalhos de reciclagem, produzidos pela Educação Infantil.



Observação: A tarefa as semana, gostaria de mandar no caderninho o seguinte: Com a ajuda de seus pais, confeccione algum brinquedo usando materiais recicláveis para trazer na sexta feira e apresentar aos colegas e explicar o que usou.



Aproveitem e use bem as dicas!
Abraços!