Olá Educadores! 
Este ano aconteceu muitas mudanças na minha vida, me mudei para uma cidade enorme e que não conheço ninguém, então já pode me imaginar entregando currículo em várias escolas e não tendo resposta de nenhuma. 😒 Masss não me deixei abalar por isso e aos poucos vou postando aqui, planos de aulas do ano passado, com dicas, ideias que realizei com as crianças. Sempre considerei que ano passado foi o ano de mais aprendizado na minha vida profissional. E como estou com tempo livre, tenho muitas ideias e vou compartilhando minhas experiências ok?!

E para começar, ATIVIDADES PARA TRABALHAR DURANTE UMA SEMANA SOBRE ÁGUA. - Jardim II - 4 anos.

Para as que as crianças descubram o tema da semana, vamos iniciar com o vídeo da palavra cantada - Gotinha em Gotinha - e perguntar se eles já sabem qual será nosso tema.
Momento de Conversa:  Você gosta de água? Fui com os alunos no bebedouro da escola, cada um levou seu copo e lá fiz a orientação de como pegar corretamente a água, só colocar o que vai beber, porque não podemos ficar com a torneira aberta............
Também descobrimos de onde vem a água. Fiz perguntas e deixei que todos falassem e para fechar assistimos o vídeo - De onde vem a água do rio - do site Universidade das crianças.

Atividades: 
- Fizemos o molde da letra A com massinha de modelar;
- Utilizando letras móveis, deixei embaralhadas sobre as mesinhas e pedi que encontrassem apenas a letra A;
Dinâmica: Preparei várias gotinhas com números de 1 a 5 para montarmos um painel com uma nuvem bem grande e distribui sobre a mesa e fui pedindo que cada criança trouxesse o número que eu falava para colar em baixo da nuvem. Veja como ficou:

-  Atividade impressa para encontrar a letra A e pintar:



E para finalizar, fizemos o registro dos números de 1 a 5 usando cotonete (substitui o lápis) e tinta guache.


- Passar o vídeo da turma da Mônica - Economizar água;
- Desenhei em uma folha sulfite o formato de uma gota, as crianças ganharam papal azul para picotar e depois fazer a colagem dentro da gotinha:

 

Para um momento de conscientização entre as crianças, dei a ideia para fazermos um cartaz para colocarmos em cima do bebedouro para que as outras crianças pudessem aprender também como economizar água.


A ideia veio dessa imagem, que não é de minha autoria. Coloquei aqui pois não consegui tirar foto da minha. 😄
Atividade impressa para pintar as gotinhas de acordo com o número que se pede e para ajudar as crianças a contarem, levei tampinhas de garrafa pet.


História do dia:   O ÚLTIMO PINGO DE ÁGUA NA TERRA - Tem essa história aqui no blog, você pode procurar! E depois fazer o momento da conversa sobre a história.

Pode aproveitar para falar sobre os animais que vivem na água e que se não cuidarmos do mar/rio/lagos esses animais podem ser prejudicados.

PALAVRAS QUE VOCÊ PODE TRABALHAR COM A IDENTIFICAÇÃO DA LETRA INICIAL E FINAL: 
Água - Rio - Lago - Mar - Torneira - bebedouro - Gotinha - Cuidar - Economizar - 

Como fazer isso?

Se os seus alunos tiverem cadernos, você pode escrever ou digitar para imprimir:

→ Faça o som da letra inicial das palavras e depois registre:

    ____gua             ___ago      ____orneira    _____ebedouro        ____otinha     _____uidar

→ Conte quantas letrinhas tem na palavra:

      Água =  _____
      Lago = ______
      Torneira = _____
      Cuidar = _____
      Economizar = ______

Finalizei as atividades sobre a água, fazendo bolinhas de sabão com as crianças.


Isso foi um pouco das atividades que realizei durante uma semana. É claro que você precisa levar em conta a rotina, horário do lanche, soninho, banho, parque, entre outras coisas.

ESPERO QUE TENHAM GOSTADO! DEIXA UM COMENTÁRIO DIZENDO O QUE ACHOU!
VOU AMAR! 💜💗💚