Olá Educadores!

Neste post vou compartilhar com vocês algumas dinâmicas que realizei com minhas crianças para celebrar o dia do circo. Essas dinâmicas foram realizadas no decorrer da semana. Espero muito que gostem e possam compartilhar com outras professoras. 💋

Trabalhar a palavra CIRCO é fundamental para que esse tema envolva os alunos. Uma fala inicial contando o que é o circo e o que eles sabem sobre o assunto, ok?
Como trabalhar a palavra CIRCO? 
Identificar a letra inicial e final e fazer o som. Use letra móveis, o alfabeto para que conheçam a letra inicial e final da palavra.

1º -  Leve os alunos até o pátio para brincar de equilibrista. Prepare uma corda para prender no chão ou até mesmo uma fita crepe. Oriente-os a caminhar apenas em cima da corda com os braços para cima. Outra ideia é colocar a corda ou fita em zigue-zague ou curva, de acordo com o nível de coordenação motora dos alunos. 

2º - No pátio, organize um faz de conta que irão fazer um espetáculo, coloque em uma caixinha, figuras dos animais que geralmente tem em circo. Cada criança pega uma figura e fica responsável para fazer a apresentação daquele animal, do jeitinho dela, como se fossem imitar os animais. 

3º - Faça a brincadeira do MESTRE MANDOU no pátio com as crianças, ao som da música Mestre Mandou do Patati e Patata. Eles amam!!!!

4º - Para uma aula de artes, faça um circulo em uma folha sulfite e entregue as crianças e peça que façam a peruca do palhaço, usem tinta, barbante, crepom, usem a imaginação!!

5º - Um dia de malabarista: Use bolinhas para dar as crianças e explique o que faz um malabarista, ensine e peça que eles imitem. De as seguintes orientações:
- Jogue a bolinha para cima;
- Jogar e bater uma palma e pegar a bolinha;
- Jogar, dar uma volta e pegar a bolinha;

Trabalhe também com as principais palavras que envolvem o circo: PALHAÇO, CIRCO, FOCA, BALÃO, BAILARINA.
Com elas, você pode trabalhar em Linguagem oral e escrita, a identificação da letra inicial e final, juntamente com o registro delas, que você escolhe a forma como proceder.
Em matemática, pode trabalhar a contagem de cada palavra dessa, identificar o número e fazer o registo.

DICA: SEMPRE COMECE SUA AULA COM UMA RODA DE CONVERSA E UMA DINÂMICA, ISSO FAZ COM QUE AS CRIANÇAS COMECEM A AULA CURIOSOS SOBRE O QUE VÃO APRENDER. 👌




COMPARTILHE!!!!
Profª: Jaqueline Pinheiro.