Olá Educadores!
É com alegria que compartilho meu plano de aula com o tema: Nosso arraía vem ai!
Com o objetivo ajudar os professores em seus planos de aula.
Use-o bem, compartilhe com os colegas e se fez deixe um comentário aqui!!! 💕
Plano desenvolvido com Jardim II - Alunos com 4 anos.
- Primeiro dia -
Dinâmica: Organize em uma caixa várias figuras que representa a festa junina, em roda passe a caixa de mão em mão enquanto você canta com as crianças alguma canção junina. Quando a música parar quem estiver com a caixa irá tirar uma imagem e falaremos sobre ela. Isso para que as crianças se familiarizem com o assunto, perguntar o que já sabem, algumas crianças nem conhecem a festa junina, não sabem porque ela acontece e muitos casos algumas crianças nem comemoram esta data. Uma conversa inicial ajuda muito sua aula.
Trabalhe com a palavra FOGUEIRA - Explique porque existe fogueira nas festas juninas, como ela é feita e para que serve.
Como início de atividade, faça a leitura do alfabeto com as crianças e peça para identificarem a letra F, faça o som da letra. Que outras palavras tem o F? Alguém aqui tem o nome com essa letra? Crie situações para trabalhar a letra F.
Atividade:
Você pode pedir que eles façam o registro da letra F ao lado da fogueira.
Trabalhe a quantidade de letras da palavra FOGUEIRA. Peça que as crianças contem em voz alta cada letrinha e ao final pergunte que número deu.
8? Oh! Vamos encontrar este número na nossa reta numérica?
Dinâmica: Desenhe uma fogueira onde desejar e coloque no quadro para que todos possam ver: FOGUEIRA NUMÉRICA: Distribua várias fichas com números entre as crianças e com uma música junina, vá pedindo: Quem está com o número 7 cole ele na fogueira!!!
E assim faça até que todos participem!
Atividade para fazer no caderno de sala:
- Segundo Dia -
Palavra do dia PIPOCA - Cante a música: Uma pipoca puxa assunto na panela...
Conversa sobre essa palavrinha e o que eles sabem sobre ela, de onde vem, como ela é...
Fale a palavra em voz alta com as crianças e peça que identifiquem a letra inicial, depois façam o som da letra P e sua identificação.
Atividade: Prepare em uma folha sulfite a letra grande e com grãos de milho faça o contorno da letrinha com eles.
E para o caderno de sala:
- Terceiro Dia -
Neste dia, trabalhe com as brincadeiras que são comum em festas juninas. Faça uma roda de conversa para que você possa apresentar com imagens cada uma.
Faça a pescaria - Em fichas coloque a letra inicial do nome de cada criança e peça que eles "pesquem seus peixes".
Atividades no caderno:
![]() |
Quebra cabeça divertido que você educador pode adaptar e levar para turma toda brincar de encaixar a imagem com a letra inicial. |
- Quarto dia -
Símbolos da festa junina - Trabalhe com as palavras: BANDEIRA, BALÃO, MILHO, QUENTÃO, COMIDAS, e tantas outras.
Antes, faça o som da cada letra inicial e final para que eles possam identificar e fazer o registro.
faça um ditado simples dos números: Prepare pequenas bandeirinhas e organize em uma folha sulfite e entregue uma para cada aluno. Cante uma música antes de começar e diga que agora é preciso muita atenção. Vá ditando números de 1 a 10 e peçam que registre dentro das bandeirinhas, com isso você pode verificar quem já reconhece os números sem precisar olhar.
- Quinto dia -
Trabalhe com as comidas típicas, você pode até combinar com a turma para recriar alguma receita, para isso precisa mandar bilhetes aos pais, pedindo uma contribuição com os ingredientes. 😉
Livrinho de comidas típicas:
Outras sugestões de atividades para sua semana:
Espero que gostem! 😋😋😋😋
Profº Jaqueline Pinheiro.
2 Comentários
Perfeito!! Obrigada.
ResponderExcluirPARABÉNS PELO SEU TRABALHO. FICOU MUITO INTERESSANTE.
ResponderExcluir