Olá Educadores!
É com alegria que compartilho meu plano de aula com o tema: Nosso arraía vem ai! 
Com o objetivo ajudar os professores em seus planos de aula.
Use-o bem, compartilhe com os colegas e se fez deixe um comentário aqui!!! 💕

Plano desenvolvido com Jardim II - Alunos com 4 anos.

- Primeiro dia -


Dinâmica: Organize em uma caixa várias figuras que representa a festa junina, em roda passe a caixa de mão em mão enquanto você canta com as crianças alguma canção junina. Quando a música parar quem estiver com a caixa irá tirar uma imagem e falaremos sobre ela. Isso para que as crianças se familiarizem com o assunto, perguntar o que já sabem, algumas crianças nem conhecem a festa junina, não sabem porque ela acontece e muitos casos algumas crianças nem comemoram esta data. Uma conversa inicial ajuda muito sua aula.

Trabalhe com a palavra FOGUEIRA - Explique porque existe fogueira nas festas juninas, como ela é feita e para que serve.

Como início de atividade, faça a leitura do alfabeto com as crianças e peça para identificarem a letra F, faça o som da letra. Que outras palavras tem o F? Alguém aqui tem o nome com essa letra? Crie situações para trabalhar a letra F.

Atividade: 
Você pode pedir que eles façam o registro da letra F ao lado da fogueira.
Trabalhe a quantidade de letras da palavra FOGUEIRA. Peça que as crianças contem em voz alta cada letrinha e ao final pergunte que número deu. 
8? Oh! Vamos encontrar este número na nossa reta numérica?

Dinâmica: Desenhe uma fogueira onde desejar e coloque no quadro para que todos possam ver: FOGUEIRA NUMÉRICA: Distribua várias fichas com números entre as crianças e com uma música junina, vá pedindo: Quem está com o número 7 cole ele na fogueira!!!
E assim faça até que todos participem!

Atividade para fazer no caderno de sala:



- Segundo Dia - 

Palavra do dia PIPOCA - Cante a música: Uma pipoca puxa assunto na panela...


Conversa sobre essa palavrinha e o que eles sabem sobre ela, de onde vem, como ela é...

Fale a palavra em voz alta com as crianças e peça que identifiquem a letra inicial, depois façam o som da letra P e sua identificação.

Atividade: Prepare em uma folha sulfite a letra grande e com grãos de milho faça o contorno da letrinha com eles.
E para o caderno de sala:

- Terceiro Dia - 

Neste dia, trabalhe com as brincadeiras que são comum em festas juninas. Faça uma roda de conversa para que você possa apresentar com imagens cada uma. 
Faça a pescaria - Em fichas coloque a letra inicial do nome de cada criança e peça que eles "pesquem seus peixes".

Atividades no caderno: 
Quebra cabeça divertido que você educador pode adaptar e levar para turma toda brincar de encaixar a imagem com a letra inicial.

- Quarto dia - 

Símbolos da festa junina - Trabalhe com as palavras: BANDEIRA, BALÃO, MILHO, QUENTÃO, COMIDAS, e tantas outras.

 Atividade no caderno de sala
Antes, faça o som da cada letra inicial e final para que eles possam identificar e fazer o registro.
faça um ditado simples dos números: Prepare pequenas bandeirinhas e organize em uma folha sulfite e entregue uma para cada aluno. Cante uma música antes de começar e diga que agora é preciso muita atenção. Vá ditando números de 1 a 10 e peçam que registre dentro das bandeirinhas, com isso você pode verificar quem já reconhece os números sem precisar olhar.

- Quinto dia - 

Trabalhe com as comidas típicas, você pode até combinar com a turma para recriar alguma receita, para isso precisa mandar bilhetes aos pais, pedindo uma contribuição com os ingredientes. 😉

Livrinho de comidas típicas:




Outras sugestões de atividades para sua semana:





Espero que gostem! 😋😋😋😋

Profº Jaqueline Pinheiro.