Queridos Educadores, o planejamento a ser compartilhado hoje é de minha autoria; ele foi destinado à crianças de 4 anos de uma escola particular. Conseguimos realizar muitas coisas do planejamento, mas a rotina da educação infantil as vezes podem acontecer imprevistos.

Levem em consideração o desenvolvimento da sua turma na hora de elaborar seu planejamento. Também o horário das aulas.
Espero que essas ideias possam te ajudar de alguma maneira. 😉

SACI PERERÊ 
Para iniciarmos este tema, levar a história do SACI - Preparei uma caixa de sapato com cenário e o Saci de EVA, como se fosse um teatrinho de fantoche. Dizer o nome do SACI e perguntar se eles sabem com que letra começa e identificar no alfabeto. Então contar a história...
Em seguida, Nós fomos até o pátio para realizar uma dinâmica: Corrida do SACI: No chão, escrevi várias letra S juntamente com outras letrinhas e organizei as crianças uma do lado da outra e quando eu falar já, elas terão que ir pulando até a letra S de SACI. Perguntar depois, nome de palavras que eles conhecem começado por S.

De volta a sala, preparei folhas sulfites para fazermos o SACI com as mãozinhas usando tinta guache. Sempre coloco uma camiseta velha para não sujar o uniforme. Fui em cada mesinha auxiliando eles a passarem a tinta na mão. Foto inspiração:
Para registro no caderno fizemos a seguinte atividade impressa:
Temos o costume de lermos as letras do alfabeto e os números, seja na reta numérica, em fichas, números e letras móveis. Para prepara-los para a seguinte atividade, fiz situações no quadro com números faltando. Então fomos para o pátio para nossa dinâmica: Caminho do SACI com números. No chão coloquei números na sequência mas tinha alguns faltando, e disse que o SACI ia passar por ali e precisávamos terminar o caminho para ele. E com giz as crianças foram escrevendo no chão quais números faltavam. De volta a sala, atividade no caderno:
Todas as atividade são feitas com orientações.

CURUPIRA
Usando a mesma metodologia da história anterior, somente troquei o personagem, É importante que na educação infantil, histórias sejam contadas todos os dias. Depois de contar a história, fizemos a seguinte dinâmica: Em um dado vou colocar as sílabas CA CE CI CO CU apenas para encontrar o som inicial do nosso personagem. Vamos fazer o som e tentar achar com as crianças as letras que formam a sílaba inicial e com o dado que será jogado no chão, nós vamos achar essa sílaba. 
Esse foi os dados que eu fiz e levei.

Vamos contar quantas letras tem a palavra CURUPIRA e identificar na reta numérica. Depois, com os dados dos números vamos ir jogando no chão, um de cada vez, até que pare no número que falamos: 8.
Registro no caderno - Atividade impressa:
Por fim, levar o vídeo Lenda do curupira - Turma do folclore:


IARA
Para contar a história vou usar novamente a caixa de sapato que fiz com cenário, mudando apenas os personagens. Vamos conversar sobre a lenda e tirar todas as curiosidades das crianças. 
E para registrar, fazer antes a sonorização da palavra, sempre perguntando qual letrinha será que faz esse som? Depois de todos falaram, faremos a seguinte dinâmica:
Levei várias tampinhas com letrinhas dentro e fichas onde as crianças teriam que encontrar a letra inicial e final da nossa personagem de hoje. Veja:

Sabemos que o folclore não se baseia somente em lendas, mas também em brincadeiras, danças, provérbios e muito mais. Depois dessa atividade, nos reunimos e fizemos algumas brincadeiras no pátio. 

----------------------------------------------------------------------
Espero que tenha gostado!
Prof.ª Jaqueline Pinheiro