Olá Educadores! Neste blog compartilho alguns dos meus planos de aulas. 
Hoje é sobre o DIA DAS CRIANÇAS
Caso se interessem, leve em consideração seus alunos, sua rotina e gestão escolar.
💗
                         

Ser criança: Será que é legal? Por que somos crianças? Vamos ser crianças para sempre? Dialogar esses assuntos para saber o que eles pensam sobre ser criança.
Depois vou ler a história do Peter Pan para mostrar o menino que não cresce e porque acontece isso, pois Peter Pan só queria pensar em coisas boas e brincar.
Dinâmica: Trabalhando com o reconhecimento e registro das vogais, a dinâmica será com a palavra CRIANÇA e como é uma palavra complexa para eles, iremos ressaltar as 3 vogais que ela contém. Em copinhos descartáveis vou escrever todas as letras da palavra CRIANÇA, vou perguntar: quem gosta de ser criança? Vou escolher então entre eles 3 alunos e pedir: Encontre a letra A e amasse o copinho que estiver a letra, agora a letra I, as outras letras que sobrarem faremos assim também.
Registro no caderno: recortar e colar a figura de uma criança e ao lado registrar CRIANÇA, as crianças vão circular as vogais.

Leitura da reta numérica 
Nós vamos contar quantas crianças tem na sala, vou perguntar: Todos vocês são crianças? Do que será que as crianças precisam para viver? 
Depois de ouvir todos, explicar que cada criança é diferente, ninguém é igual mais que cada criança precisa de amor e respeito.
Dinâmica: Vou entregar uma ficha com um número para cada um. Posicionados em roda eles vão escolher um colega para dizer alguma coisa boa e dizer o número que o colega tem em sua ficha.
Dizer alguma coisa boa, se refere a uma qualidade que aquele criança tem para que entendam que cada um é diferente do outro.
Registro no caderno:
                        

 Direitos de deveres das crianças  
Roda de conversa: Para iniciar esse tema quero saber das crianças o que elas não podem fazer e o que podem, tanto em casa como na escola. Vou ler para eles alguns dos principais direitos:
* Toda criança tem direito a atenção e ao amor;
*Nenhuma criança deve ser maltratada;
*Toda criança tem direito a alimentação, moradia, educação e poder brincar livremente;
Vamos comentar cada um. Em seguida nós vamos produzir um cartaz , representando estes direitos.
                            
Ficou assim nosso cartaz: As crianças que recortaram as imagens e eu imprimi fotos deles.
Registro no caderno: Faremos a sonorização DIREITOS e DEVERES
Encontre a letra inicial e ajudante e registrar ao lado:
                   
                               
Ou você pode fazer dessa maneira só com a letra D.


Neste momento falar que as crianças também tem deveres a cumprir. Perguntar a eles sobre os combinados que temos em casa e na escola.
Dinâmica: Para praticarmos os deveres do amor e respeito ao próximo, faremos assim: Cada um vai ter um número escrito na mão e vou dar os comandos:
- n.5 dê um abraço no n.1
- n.8 cumprimente o n. 6
- n.3 diga obrigada ao n.4
e assim eles precisam encontrar os números que foram ditos, trabalhando assim com o reconhecimento dos mesmos.

Registro no caderno:
                                 
Brinquedos e brincadeiras das crianças
Roda de conversa: Brincar é o que as crianças mais gostam de fazer e por isso vou iniciar perguntando para cada um as suas brincadeiras preferidas. Importante lembrar que na escola tem horário para brincar e também horário de se comportar nas atividades.
Com isso, nós vamos até a quadra para organizarmos brincadeiras: Dentro e fora e telefone sem fio.
Dentro e fora do círculo

Telefone sem fio
De volta a sala, faremos uma atividade de registro de algumas brincadeiras
                                   


Fiz uma atividade como essa, dando referência a brincadeira da Amarelinha para eles registrarem os números.
Sucata: Pedi aos alunos que trouxessem de casa um rolinho de papel higiênico para fazermos um brinquedo:
Binóculos com celofane para eles verem colorido. Show.


 Coisas que eu gosto - Minhas características 
Roda de conversa: Para compartilharmos com os coleguinhas, cada um vai contar um pouco sobre o que gosta de fazer. Em seguida, com um barbante vou tirar a medida de cada um e eles irão colar o barbante em uma folha e fazer o registro do seu tamanho.
Uma dinâmica de interação e reconhecimento de suas características é: Um de cada vez vai olhar o nome e dizer se o colega é alto, baixo, loiro, moreno a cor da roupa e no final ele revela quem é a pessoa.

Vou levar para as crianças folhetos de lojas que vendem brinquedos e eles vão ter que recortar o que mais gosta e fazer a colagem no caderno de artes.

Lembrancinha: Saquinho decorado pelas crianças com doces dentro:



ACIMA DE TUDO, preparem uma semana gostosa para suas crianças, organizem com as outras turmas gincana, picolé, passeios... Não se preocupem somente com lembrancinhas. As crianças vão amar uma semana diferente na escola.

Beijos, prof.ª Jaqueline Pinheiro