Olá Educadores! 



Quero compartilhar com vocês o projeto que realizei junto com a professora da manhã, da mesma disciplina que eu ( Conhecimento Lógico Matemático) com os 3º anos na escola onde trabalhamos. Pensamos em algo que os alunos gostassem e que trabalhasse com o raciocínio deles e junto entra também o texto instrucional onde eles produziram as regras do jogo, desenvolvendo a escrita. Aqui se encontra o projeto escrito mas é claro que fizemos algumas adaptações do projeto original e você também poderá fazer.
Já terminamos o projeto e em breve vou postar as fotos da nossa exposição!


Projeto: Brincando também se aprende
Duração: 3º bimestre
Disciplina: Conhecimento Lógico  matemático
Professoras: Jaqueline Pinheiro  e Franciele Silva
Público alvo: alunos do 3º ano da Escola Municipal Luiz Antônio Alvares Gonçalves

Justificativa: Este é um tema que está presente na vida dos alunos desde o início da escolaridade; sendo assim, já há um grande repertório de jogos construído. Partindo desse conhecimento prévio, podemos fazer diversos avanços como na língua escrita, pois os alunos aprenderão a estrutura de textos instrucionais e entrarão em contato com situações que requerem atenção, rapidez, concentração, pequenos cálculos, “saber perder”, conhecimento dos números, entre outras habilidades. A proposta do projeto tem como base as necessidades reais de trabalho dos alunos, possibilitando a construção da autonomia e o desenvolvimento deles.
Objetivos:
·         Ampliar o repertório de jogos;
·         Explicar as regras de um jogo;
·         Produzir regras de jogos, respeitando as características do texto instrucional;
·         Desenvolver atitudes cooperativas;
·         Favorecer aprendizagens relacionadas ao raciocínio matemático e a postura no momento do jogo;
Procedimento: Como as aulas de CLM são duas seguidas, em uma semana trabalhamos com a confecção dos jogos e na outra semana trabalhamos com os conteúdos do planejamento bimestral, que seguirão o planejamento do professor regente com atividades no caderno, sendo que estes conteúdos serão para a prova bimestral que valerá de 0,0 a 5,o pontos.
Na semana em que falaremos do projeto, junto com as atividades que terão que produzir em cada aula, os alunos serão avaliados na maneira em que estão participando da construção do jogo de seu grupo, até o momento da entrega do jogo pronto, que contará para a atividade avaliativa mensal, valendo de 0,o a 3,0 pontos.
 As notas serão somadas no final do bimestre. Ao final do projeto, todos os grupos estarão expondo seus trabalhos para que as outras turmas possam ver.
Se permitido, os jogos confeccionados pelos alunos ficarão na sala multifuncional da escola. Cronograma das aulas para a preparação do projeto

1º aula
2º aula
3º aula
4º aula

3º C
02/08
16/08
30/08
06/09 - exposição

3º D
02/08
16/08
30/08
06/09 – exposição

3º E
04/08
18/08
01/09
08/09 – exposição


Metodologia das aulas – atividades de cada dia
1º aula sobre o projeto: Apresentar todo o procedimento do projeto aos alunos. Elaborar uma lista de nomes de jogos educativos que mais gostam, como jogo da memória, dama, jogo da velha, bingo, boliche, quebra-cabeça, dominó, etc. Esta lista será feita em papel pardo que ficará fixada na sala de aula. Nesta aula, trazer grupos formados, com um coordenador e com o nome de um jogo que irão confeccionar. Cada equipe terá um jogo para preparar e apresentar, junto com o texto instrucional do jogo, contando nota para a atividade avaliativa mensal, que valerá de 0,0 a 3,0 pontos. Todos os jogos que serão pedidos terá uma apresentação de como são as regras e como se joga, juntamente com imagens de algumas ideias, de como os alunos poderão confeccionar seus jogos. Imprimir para cada aluno uma tabela com seu determinado grupo e jogo que ficará no caderno. Neste dia também avisar a data para a entrega do jogo pronto. Nesta aula ainda, começar a produzir o manual dos jogos ( texto instrucional) com os alunos. Explicar o que é um manual e os tópicos fundamentais para elaborar o texto instrucional. Levar um modelo para os alunos observarem. Combinar de trazer os materiais que vão usar para confeccionarem o jogo para a próxima aula.

2º aula sobre o projeto: Finalizar texto instrucional. Se necessário. Confecção do jogo em sala.
3º aula sobre o projeto: Confecção do jogo em sala.
4º aula sobre o projeto: exposição do jogo. Depois os alunos poderão jogar com os jogos dos outros colegas.