Quero compartilhar com vocês o projeto que realizei junto com a professora da manhã, da mesma disciplina que eu ( Conhecimento Lógico Matemático) com os 3º anos na escola onde trabalhamos. Pensamos em algo que os alunos gostassem e que trabalhasse com o raciocínio deles e junto entra também o texto instrucional onde eles produziram as regras do jogo, desenvolvendo a escrita. Aqui se encontra o projeto escrito mas é claro que fizemos algumas adaptações do projeto original e você também poderá fazer.
Já terminamos o projeto e em breve vou postar as fotos da nossa exposição!
Projeto: Brincando também se aprende
Duração:
3º bimestre
Disciplina:
Conhecimento Lógico matemático
Professoras:
Jaqueline Pinheiro e Franciele Silva
Público
alvo: alunos do 3º ano da Escola Municipal Luiz Antônio Alvares Gonçalves
Justificativa:
Este é um tema que está presente na vida dos alunos desde o início da
escolaridade; sendo assim, já há um grande repertório de jogos construído.
Partindo desse conhecimento prévio, podemos fazer diversos avanços como na
língua escrita, pois os alunos aprenderão a estrutura de textos instrucionais e
entrarão em contato com situações que requerem atenção, rapidez, concentração,
pequenos cálculos, “saber perder”, conhecimento dos números, entre outras
habilidades. A proposta do projeto tem como base as necessidades reais de
trabalho dos alunos, possibilitando a construção da autonomia e o
desenvolvimento deles.
Objetivos:
·
Ampliar
o repertório de jogos;
·
Explicar
as regras de um jogo;
·
Produzir
regras de jogos, respeitando as características do texto instrucional;
·
Desenvolver
atitudes cooperativas;
·
Favorecer
aprendizagens relacionadas ao raciocínio matemático e a postura no momento do
jogo;
Procedimento:
Como as aulas de CLM são duas seguidas, em uma semana trabalhamos com a
confecção dos jogos e na outra semana trabalhamos com os conteúdos do
planejamento bimestral, que seguirão o planejamento do professor regente com
atividades no caderno, sendo que estes conteúdos serão para a prova bimestral
que valerá de 0,0 a 5,o pontos.
Na
semana em que falaremos do projeto, junto com as atividades que terão que
produzir em cada aula, os alunos serão avaliados na maneira em que estão
participando da construção do jogo de seu grupo, até o momento da entrega do
jogo pronto, que contará para a atividade avaliativa mensal, valendo de 0,o a
3,0 pontos.
As notas serão somadas no final do
bimestre. Ao final do projeto, todos os grupos estarão expondo seus trabalhos
para que as outras turmas possam ver.
Se permitido, os jogos confeccionados
pelos alunos ficarão na sala multifuncional da escola. Cronograma das aulas
para a preparação do projeto
1º aula
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2º aula
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3º aula
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4º aula
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3º C
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02/08
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16/08
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30/08
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06/09 -
exposição
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3º D
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02/08
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16/08
|
30/08
|
06/09 –
exposição
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3º E
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04/08
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18/08
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01/09
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08/09 –
exposição
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Metodologia
das aulas – atividades de cada dia
1º aula sobre o
projeto: Apresentar
todo o procedimento do projeto aos alunos. Elaborar uma lista de nomes de jogos
educativos que mais gostam, como jogo da memória, dama, jogo da velha, bingo,
boliche, quebra-cabeça, dominó, etc. Esta lista será feita em papel pardo que
ficará fixada na sala de aula. Nesta aula, trazer grupos formados, com um
coordenador e com o nome de um jogo que irão confeccionar. Cada equipe terá um
jogo para preparar e apresentar, junto com o texto instrucional do jogo,
contando nota para a atividade avaliativa mensal, que valerá de 0,0 a 3,0
pontos. Todos os jogos que serão pedidos terá uma apresentação de como são as
regras e como se joga, juntamente com imagens de algumas ideias, de como os
alunos poderão confeccionar seus jogos. Imprimir para cada aluno uma tabela com
seu determinado grupo e jogo que ficará no caderno. Neste dia também avisar a
data para a entrega do jogo pronto. Nesta aula ainda, começar a produzir o manual
dos jogos ( texto instrucional) com os alunos. Explicar o que é um manual e os
tópicos fundamentais para elaborar o texto instrucional. Levar um modelo para
os alunos observarem. Combinar de trazer os materiais que vão usar para
confeccionarem o jogo para a próxima aula.
2º aula sobre o
projeto: Finalizar
texto instrucional. Se necessário. Confecção do jogo em sala.
3º aula sobre o
projeto: Confecção
do jogo em sala.
4º aula sobre o projeto: exposição do jogo. Depois os alunos
poderão jogar com os jogos dos outros colegas.
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