Olá Educadores!


Nessa aula vou compartilhar uma atividade para identificar os sons das letras G e C e a variação sonora que ocorre de acordo com a vogal que as acompanha. A duração das atividades depende da sua organização durante as aulas.

Primeiramente vamos fazer a leitura do texto A mamãe galinha, que está nesse site, é só copiar e colar esse link:            https://www.recantodasletras.com.br/infantil/150186

Após a leitura solicitar que pintem as palavras que possuem C e G acompanhadas de vogais. Depois de marcadas, fazer com que observem o som das combinações entre as consoantes C e G com as vogais. Fazer com que percebam que  GA-CA, CO,GO, GU-CU são parecidas.
Vamos anotar no quadro as palavras pintadas do texto e fazer a leitura.

Vamos fazer uma dinâmica: Em dupla, os alunos irão procurar em jornais, palavras com C e G acompanhada de vogal para recortar e colar no caderno. Ao colar, a dupla irá até o quadro e formará uma frases com uma das palavras encontradas. Depois cada um irá copiar em seu caderno.

Em seguida vamos assistir ao vídeo da música A galinha D'angola, Cantada por Ivete Sangalo.
Interpretação - Pode pedir que eles copiem no caderno:
- A música diz que a galinha D'angola não anda regulando bem da bola. O que isto quer dizer?
- A galinha da música parece ser muito reclamona. Do que ela sempre reclama?
- Registre C ou G:
___oitada                                         an____ola                     en___oliu
___oitadinha                                    ___ompra                      fra___a
____alinha                                       Bri___a                          re_____ulando
_____onfusão                                  fofo___a
Essas palavras foram tiradas da letra da música.

Deixo uma atividade impressa para ser mandada de tarefa no caderno:




Usei essa aula com uma turma de 2º Ano. 
Espero que tenham gostado.
Beijos Profº Jaqueline 💞