✿Olá Educadores!✿


Hoje vou compartilhar meu plano de aula sobre a PRIMAVERA
Espero que gostem e use-o bem!

Prof.ª Jaqueline Pinheiro

Início da primavera: 22 de setembro

Plano de aula realizado com crianças de 4 anos de uma escola particular, envolvendo em todas as atividades e dinâmicas os números e letras, som e registro das mesmas.
Levem em consideração a rotina da Educação Infantil e seus horários.


Segunda feira ✿
Iniciar a aula falando sobre o tema em nossa roda de conversa. Falar das flores que é o principal símbolo da primavera. Perguntar se gostam e quais flores conhecem. Vou montar na sala um Jardim das flores para usarmos em nossas dinâmicas.
Primeiramente faremos a sonorização da palavra PRIMAVERA
Dinâmica - Vou distribuir pela sala algumas flores com a sílaba RA junto a outras sílabas e chamar alguns alunos para pegar somente as flores que tem a sílaba RA e "plantar" no Jardim das flores.

Atividade no caderno:

Dinâmica - Trabalhando com a sequência numérica, nós vamos brincar da trilha das flores. Na cestinha que vou levar terá números de 1 a 30 e vamos "plantar" as flores na sequência correta.
Atividade no caderno:

Terça feira ✿
Neste dia vamos trabalhar e conversar sobre o cuidado que devemos ter com as florzinhas. Primeiro perguntar se eles sabem como que cuida de uma flor. Vou apresentar a MARGARIDA a eles. Vamos cantar a música Onde está a margarida olê olê olá ↓↓



Dinâmica - Vou levar o jogo das sílabas em forma da flor margarida. Faremos assim: Em roda vou pedir que alguns alunos levantem a pétala para encontrar as sílabas MA  e DA e ao erguer falar que letras são essas, a sonorização faremos todos juntos. Vou colocar outras sílabas também, mas focar na MARGARIDA.
Eu desenhei uma margarida bem grande cartolina e em cada pétala fui colocando as sílabas e fechando as pétalas para abrir com as crianças.

Registro no caderno: Leve revistas ou livros - Dica - faça em uma folha sulfite grande.
Quarta feira ✿
A flor deste dia será a ROSA
Vamos iniciar cantando a música A linda rosa juvenil - Vamos tentar fazer uma dramatização. 
Questionar: Qual flor aparece na música?
Sonorização da palavra  ROSA
Dinâmica - No meio da roda terá letras espalhadas e vou pedir que os alunos coloquem uma argola em volta da sílaba inicial RO.

Atividade no caderno:
Em seguida, levar tampinhas diversas para propor aos alunos que com elas formássemos flores com tampinhas. Cada tampinha terá um número e vou pedindo para um de cada vez pegar a tampinha com o número que eu falar para assim formar a florzinha.

Atividade no caderno:
Nós iremos iniciar a confecção de um vasinho de florzinha com rolinho de papel higiênico.
Você pode ver como ficou no vídeo abaixo ↓↓↓↓↓

 

Quinta feira e sexta feira✿
Neste dois dias vamos fazer atividades voltada para o DIA DA ÁRVORE
Roda de conversa: Quero falar sobre as árvores, como cuidamos, porque ela é tão importante em nossa vida.
Nossa dinâmica será um jogo das quantidade ↓↓
As crianças precisam associar o número á quantidade.


Atividade no caderno:
Desenhar um árvore no caderno das crianças com números dentro para que eu possa fazer um DITADO. Ao falar os números ele precisam pintar aqueles que eu falar.

Em seguida vamos conhecer algumas árvores que dão flores. E como está na época do ipê, vou levar algumas florzinhas dessa árvore para eles verem - Onde moro tem muito dessa árvore -

Nossa dinâmica será uma ciranda cirandinha das letras da palavra ÁRVORE
Atividade: Nós vamos fazer um ipê usando algodão para as folhas e metade de um rolinho de papel higiênico para o tronco: 
                                  

Espero que gostem! Abraços virtuais.